Iseaf recebe projeto Saúde Vocal

O Instituto Educacional Antonino Freire recebeu nesta sexta-feira (18) o projeto Saúde Vocal para Professores, realizado pelo Centro Integrado de Atenção do Servidor do Piauí (Ciaspi) e que tem como objetivo visa garantir promoção da saúde dos trabalhadores em educação, sobretudo pelo uso excessivo da voz em suas atividades.


Para a diretora do ISEAF, Gildete Milu a ação tem caráter preventivo no que tange à saúde do professor. "É importante possibilitar ao servidor oportunidade de exercer plenamente as suas funções com saúde", disse.



Dentre as ações propostas pela equipe haverá treinamento vocal preventivo, palestras, análise ambiental, aplicação de protocolos de sondagem e satisfação. ?Os professores mostraram-se entusiasmados e parabenizaram a iniciativa do CIASPI?, disse a fonoaudióloga Ludmwyla Carvalho.


O Programa de Saúde Vocal para os professores pretende atender todos os professores da rede estadual de ensino, através de ações práticas e teóricas, promovendo conhecimentos básicos, voltados para os cuidados e manutenção de uma voz saudável, capacitando os profissionais a correta utilização do aparelho fonador, assim como a eliminação de hábitos prejudiciais.


As fonoaudiólogas Ludmwyla Carvalho e Naiana Rabelo, coordenadoras do programa, informam que os demais professores que tenham interesse em participar do projeto, podem dirigir-se ao Ciaspi para efetuar sua inscrição.