Seduc realiza formação do projeto No Chão da Escola


O  Centro de Formação Antonino Freire concebe a formação que acontece no "Chão da Escola"   como um processo de construção de conhecimento, o  qual tem como finalidade  propor discussões  temáticas contempladas  no Pacto pela Aprendizagem. No Seminário Inicial da  Formação, ocorrido nesta quinta-feira (19), foi abordada a construção da identidade  do professor  e  sua atuação no chão da escola , levantando como discussão as particularidades de cada escola participante do referido projeto.


A coordenadora do projeto "Chão da Escola", Elenice Maria Nery, revela que o encontro acontece nos dias 19 e 20 e propõe uma abordagem da temática  Avaliação (um dos pilares  do pacto) e toma como referencia os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (SAEPI).


"Essa encontro tem como objetivo fazer uma   avaliação  dos resultados fornecidos pelo SAEPI, de cada GRE/escola , no sentido de diagnosticar sua realidade e propor estratégias para minimizar as situações das escolas que se encontrem com alto nível de reprovação", ressalta.

A  abertura  do evento contou-se  com a participação  do professor e deputado estadual, João de Deus Sousa, que abordou com sua experiência profissional como professor, destacado  a importância dessa discussão  temática cujo o foco é a avaliação. "A avaliação é um método para  analisar  o nível  de aprendizagem dos educandos, para educador e educando estejam  em sintonia a obter  melhores resultados  nas avaliações ,  qualidade para que a sociedade  possa  receber bons  resultados", disse.


Na  abertura também contou com a participação do professor e diretor de formação Sebastião Gomes Ferreira, que ressaltou  soluções aos   problemas nas escolas sobre avaliação, que para obter  bons resultados  a escola tem que agir diferente , tem que ter estratégias . 


A  professora  e diretora adjunto, Regina Saboia,  falou sobre reprovação  escolar e a importância da avaliação na formação  dos alunos .


 A  diretora geral  do  Centro de Formação Antonino Freire , Gildete Milu , destacou  que o projeto de formação no "Chão da Escola"  vem  com algumas estratégias  para soluciona problemas  de  alto nível  de reprovação , que este projeto  vem  trazer proposta no sentido de diagnosticar a realidade.