Secretário discute realização de Conferências da Educação

O Secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, recebeu nesta quinta-feira (19) representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para discutir as Conferências de Educação para que o Estado participe da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em novembro de 2018.

Com o objetivo de orientar os dirigentes municipais de educação sobre Conae e as suas etapas, o Fórum Nacional de Educação (FNE) elaborou um ofício circular com algumas informações. Segundo o documento, a responsabilidade pela coordenação das conferências municipais e estaduais, que antecedem a Conae 2018, é dos Fóruns Municipais e Estaduais de Educação, respectivamente. Portanto, o FNE solicita o empenho dos Dirigentes Municipais de Educação para construir com os demais integrantes do Fórum Municipal de Educação, onde houver, a definição da agenda e o cronograma de realização da conferência de seu município.

De acordo Superintendente Institucional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), José Barros Sobrinho, o Piauí já constituiu seu Fórum Estadual, que deliberou a criação das conferências. "Os municípios também já fizeram as suas conferências municipais e agora estamos pensando nas conferências interestaduais, para que, a partir daí, se crie a Conferência Estadual e dela sejam retirados os delegados", explica.

O Piauí deverá encaminhar para a Conae uma comissão com 13 representantes. "É muito importante que o Fórum Municipal de Educação se articule com o Fórum Estadual, para verificar como serão definidos os quantitativos e os critérios para eleição dos delegados à instância estadual. Vale ressaltar que os municípios têm autonomia para realizar sua conferência individualmente ou de forma intermunicipal, articulada com outras cidades", explica o secretário da Educação, Hélder Jacobina.