Seduc, Undime e Fundação Lemann realizam oficina

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Lemann e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou uma oficina preparativa para execução e construção do currículo estadual de educação para a Educação  Infantil e Ensino Fundamental, que vai alinhar a educação de todo o Estado, tendo em vista a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aproximadamente 30 pessoas participam da oficina, entre redatores e gestores. "Aqui também temos algumas pessoas que vão trabalhar o currículo do Ensino Médio, sempre levando em conta da nova Base Nacional Comum Curricular, que exige a construção dos currículos. O próximo passo é reconstruir os projetos político-pedagógicos de cada uma das nossas escolas, com vinculo à essa definição curricular da Base", explica o coordenador estadual da BNCC na Seduc, Carlos Alberto Pereira.

Durante a discussão os participantes foram alertados de que o currículo é estadual, devendo carregar características dos 224 municípios do Estado.  A redação será produzida tendo por base a construção municipal, debatida em cada município.

"A Fundação Lemann está prestando assessoria para que possamos definir algumas janelas que estão abertas, como a questão da apresentação do currículo, de que forma vai ser redigido, quais são os elementos essenciais e se será feito por etapas ou por ano. São muitos detalhes que temos que discutir, tendo em mente que cada município tem suas especificidades econômicas e culturais", afirma o gestor.

Para Cleidimar Tavares, redatora de Língua Portuguesa da BNCC no Piauí, a oficina é pontapé inicial para que saibam com exatidão como será o trabalho desenvolvido pelos redatores.  "A primeira coisa que o município fará é montar suas comissões, composta por 20 pessoas dentro do município, que vão auxiliar no desenvolvimento do currículo desses municípios. A Base será um norte, mas vai ser no município, de acordo com sua realidade, que ele vai ter autonomia para ter ser próprio currículo", esclarece.

A coordenadora estadual da BNCC na Undime, Lourdes Moraes, fala da expectativa dos profissionais da educação. "É um momento único porque a partir de agora vamos trabalhar com um documento que vai alinhar a educação de todo o Estado. Sempre foi um sonho e acho que é um momento de expectativa de todos os profissionais da educação para que o Piauí possa desenvolver uma educação de qualidade e equidade. É um momento de tirar duvidas e ter um conhecimento mais profundo da estrutura curricular que vamos construir", garante.

O encontro será finalizado na manhã de sexta-feira (20), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), a partir das 8h, com todos os secretários municipais de educação para discutir o que é a BNCC e a importância de se ter um currículo uno no Estado.