Seduc e Apicel entregam certificados de Projeto


Aconteceu na noite da última terça-feira (17), a culminância da 2ª Edição do Projeto Educação para Cidadania, no Cine Teatro da Assembléia. A ação desenvolvida pela Associação Piauiense de Incentivo à Cultura, Esporte, Lazer e Cidadania (Apicel) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visa debater com professores, alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionários e equipe gestora, questões como autoestima, mercado de trabalho, cultura de paz e qualidade de vida na educação de jovens e adultos. Durante o evento todos os alunos envolvidos receberam certificados.

O primeiro dia de ação aconteceu na Unidade Escolar Caluzinha Freire, no bairro Satélite, Zona Leste de Teresina, mas o Projeto, que iniciou na  Unidade Escolar Caluzinha Freire, passou também pelos municípios de União, Demerval Lobão e José de Freitas. Em todos esses municípios o projeto passou uma semana promovendo atividades de socialização e integração, além de orientação sobre o mercado de trabalho.


Para a diretora da Unidade Escolar Caluzinha Freire, Joseane dos Anjos, o projeto é muito importante pois contempla um setor da educação que não tem tanta visibilidade e leva questões reais aos alunos. 

"Eu fiquei feliz da nossa escola ser uma das contempladas com a visita desse projeto e estaremos sempre de portas abertas. Falamos sobre saúde e sua importância, fizemos atividades dinâmicas com os alunos; falamos sobre mercado de trabalho, preparação de currículo, comportamento. Além de tudo isso abordamos a questão da autoestima, que é de extrema para os alunos dessa modalidade", afirmou.

Para o coordenador do projeto, Wilson Oliveira, toda a ação desenvolvida pelo Projeto Educação Para Cidadania, é pensada para incentivar os alunos a permanecerem em sala de aula. "O projeto é uma forma de incentivar, principalmente os alunos do ensino noturno da Rede Estadual de Ensino. O nosso objetivo é proporcionar e multiplicar conhecimentos sobre as temáticas acordadas nas oficinas e palestras. É muito importante que esses jovens continuem no caminho da educação", disse.


Escolas que participaram do Projeto:

Unidade Escolar Caluzinha Freire (Teresina)

Unidade Escolar Ferdinand Freitas (José de Freitas)

Unidade Escolar Santa Fé (Teresina)

Unidade Escolar Prof. Pires de Castro (Teresina)

Unidade Escolar Antonieta de Morais (Demerval Lobão)

Unidade Escolar Santa Maria das Vassouras (Teresina)

Unidade Escolar Marco Parente (União)