Escola Manoel Ribeiro realiza V Conferência do Meio Ambiente

  

Com o tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas", a Unidade Escolar Manoel Ribeiro realizou no dia 09 de abril a Etapa Escolar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A escola estadual de Ensino Fundamental regular (anos finais), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio em Ipiranga do Piauí.

 

A Conferência Nacional tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. A Etapa Escolar foi realizada pela gestão escolar em conjunto com os alunos, professores e demais funcionários. Durante a Conferência foram debatidas questões relacionadas aos problemas socioambientais presenciados atualmente, a sustentabilidade, reflexão, buscando instruir a comunidade escolar a um espaço educador sustentável. No momento das apresentações, os alunos mostraram maneiras diversas de uso sustentável da água, com apresentações em painéis, cartazes e uma palestra sobre os hábitos corretos de reutilização do recurso hídrico, para que não falte no futuro.


 

Também foi discutido, junto com os colaboradores Francisco Feitosa do Valles (engenheiro agrônomo) e Alvimar Carvalho de Moura (técnico e chefe do escritório local da Agespisa), a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, alertando a comunidade sobre o uso inadequado dos recursos naturais que tem causado reflexos negativos ao equilíbrio do meio ambiente, além de reforçar que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

 

Constituída como um processo pedagógico e participativo, durante a Conferência após as discussões e pesquisas realizadas, os participantes elaboraram um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade local e escolheram um representante (delegado), o aluno do 6º ano Lucas Daniel de Sousa Batista - para possibilitar a concretização das sugestões apontadas. O projeto será inscrito no site do MEC. A partir desse registro é que a unidade de ensino poderá ser selecionada para participar das próximas etapas.

 

A coordenadora pedagógica, Lady Ana Soares, ressaltou que foi um momento importante e que contribuiu para o aprendizado dos alunos. "A conferência proporcionou aos alunos a oportunidade de debater questões ambientais referentes à água. Eles mostraram que percebem a necessidade de todos cuidarem da água e que isso depende de atitudes simples para desenvolver no nosso dia a dia", finalizou.


 

De acordo com a diretora da escola, Velúzia Sousa, é essencial a discussão desse tema no ambiente escolar. "Percebemos que todos os alunos ficavam atentos às apresentações. É um momento muito importante de troca de conhecimentos entre professores, alunos e toda a equipe escolar, facilitando o processo de ensino-aprendizado no que tange às questões socioambientais, em relação aos problemas presenciados no cotidiano dos alunos quanto à sustentabilidade da água. Assim, fazer com que a comunidade escolar tenha uma visão mais ampla da necessidade de preservar esse recurso na sua realidade gera impactos positivos tanto em escala local quanto global", destaca.

 

Colaboração: Michalany Sousa