Escolas do Piauí participam da V CNIJMA



Com o tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas", a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), organizada pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, é realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representando um marco na política de Educação Ambiental do país. No Piauí, algumas escolas aderiram à iniciativa e já realizaram a etapa escolar.


A Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo foi uma delas. De acordo com a diretora da escola, Mirlane Ramos, o objetivo do projeto é criar um modelo para a escola tratar da questão do consumo racional da água, despertando a comunidade escolar para o uso racional da água por meio de ações simples desenvolvidas no ambiente escolar, ressaltando a importância de cada pessoa no envolvimento com a defesa do meio ambiente.




"Uma escola se sustenta a partir das ações individuais de cada membro dos diferentes segmentos que a compõe, entretanto, a dinâmica entre os grupos que formam uma comunidade escolar está em constante mudança, permitindo a influência de todos. No cotidiano, alunos, professores, funcionários e pais são os elementos que embasam os comportamentos que presenciamos, mas nós professores temos um papel fundamental neste movimento, uma vez que temos como função preparar os alunos que passam por nós para exercerem uma cidadania consciente", explica Mirlane.


Localizada no município de Ipiranga do Piauí, a Unidade Escolar Manoel Ribeiro, que oferta Ensino Fundamental Regular (anos finais), Educação de Jovens e Adultos (EJA) também já realizou a Etapa Escolar. O encontro teve a participação do engenheiro agrônomo Francisco Feitosa do Valles e Alvimar Carvalho de Moura, técnico e chefe do escritório local da Agespisa, que discutiram a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, alertando a comunidade sobre o uso inadequado dos recursos naturais que tem causado reflexos negativos ao equilíbrio do meio ambiente, além de reforçar que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.




Durante o encontro foram debatidas questões relacionadas aos problemas socioambientais e a sustentabilidade. Os alunos apresentaram aos presentes diversas maneiras de uso sustentável da água, utilizando painéis, cartazes e uma palestra sobre os hábitos corretos de reutilização do recurso hídrico, para que não falte no futuro.


De acordo com a diretora da escola, Velúzia Maciel de Sousa, é essencial a discussão desse tema no ambiente escolar. "Percebemos que todos os alunos ficavam atentos às apresentações. É um momento muito importante de troca de conhecimentos entre professores, alunos e toda a equipe escolar. É muito importante fazer com que a comunidade escolar tenha uma visão mais ampla da necessidade de preservar esse recurso na sua realidade, gerando impactos positivos tanto em escala local quanto global", esclarece a diretora.