Seduc realiza I Encontro Regional de Grêmios Estudantis

Com apoio do Governo do Piauí, Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e Prefeitura de São João do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 12ª Gerência Regional de Educação, realiza o I Encontro Regional de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí. O evento acontece do dia 20 de abril, em São João do Piauí.

Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar sua capacidade de atuação. A Supervisão de Grêmios Estudantis - SUGRES está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios estudantis nas escolas da rede estadual, o que já ocorreu em Coivaras, São João do Piauí, Teresina e outros municípios.

Segundo o supervisor e ex-líder de grêmio estudantil no Liceu Piauiense, Hedson Barata, o projeto tenta estimular o aluno a cuidar em todos os sentidos da escola e a se comprometer com a educação.

"Em agosto de 2017 realizamos o primeiro encontro estadual dos grêmios e agora estamos indo para o interior. Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo", revela Hedson Barata.

O I Encontro Regional de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí será um momento de integração e de avaliação desse trabalho. O evento acontece no CEEP Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, das 8h às 17h.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 20/04/2018

(Sexta-Feira)

08h00 - Abertura Oficial

09h00 - Boas Vindas -   Prefeito Gil Carlos e Socorro Soares (Gerente Regional de Educação)

09h50 - Apresentação da Cartilha: "Construa o Grêmio Estudantil na sua Escola"  Edson Batista da Silva (Supervisor Estadual de Grêmios Estudantis)

10h30 - Lanche

10h50 - Palestra e Oficina de Grafite - Maria Simone - Cojuv

12h00 - Almoço Cultural - Apresentações locais

13h30 - Palestra: Gestão Participativa e a Importância do Grêmio Estudantil na construção de uma Escola Pública de Qualidade -   Ângelo Márcio Bispo (Diretor de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES)

15h00 - Lanche

15h30min - Palestra: Políticas Públicas para a Juventude - todo Jovem tem direito -  Vicente Gomes (Coordenador Estadual da Juventude)