Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas

As inscrições para a 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã estão abertas. Com iniciativa da samsung e coordenação geral do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, está voltada para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, com o intuito de integrar conhecimentos de disciplinas como Ciências, Matemática, Física e Biologia aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades.
 
O professor que estiver interessado em participar deve se inscrever no site respostasparaoamanha.com.br até o dia 25 de junho de 2018. O principal objetivo do Prêmio é fazer com que os alunos, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável para melhorar o lugar onde vivem.
 
O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma oportunidade única de aplicar na prática todo o conhecimento trabalhado em sala de aula para os alunos. Já para o professor, é uma chance de ouro para engajar e despertar no jovem o pensamento crítico e o protagonismo, lançando mão de novas formas de ensinar.
 
Em 2018, o Prêmio permanece com 25 projetos selecionados na fase inicial, a seleção regional. A segunda etapa é voltada a votação online aberta ao público, o Júri Popular, e a terceira, à seleção nacional pela banca julgadora. Os projetos serão desenvolvidos pelos alunos com o auxílio de até três professores, sendo o professor coordenador obrigatoriamente da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e disciplinas correlatas. Os grupos terão a seu dispor conteúdos como textos e vídeos educacionais, disponíveis no site do Respostas para o Amanhã, que abordam temas atuais e relevantes para a formação dos alunos.
 
O Prêmio Respostas para o Amanhã conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).