Maria da Penha nas Escolas chega a Uruçuí nesta terça (10)

O projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) cresce a cada ano e, nesta terça-feira (10), chega à região de Uruçuí. O projeto é um divisor de águas no enfrentamento à violência contra a mulher, já que visa diminuir a violência contra a mulher por meio da educação, com palestras de capacitação para professores, alunos e comunidade escolar.

Iniciado em maio de 2015, o projeto atingiu cinco Gerências Regionais de Educação (GREs), 39 escolas, 601 professores e 10.503 alunos. Devido ao sucesso do projeto, em 2016 foi assinado um novo Termo de Cooperação renovando e ampliando a parceria entre a Seduc e o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), do MP-PI.

Dois anos depois, em 2017, além do grande sucesso nas escolas, o projeto foi reconhecido nacionalmente no 5° Prêmio de Educação em Direitos Humanos, vencendo a categoria B - organizações da sociedade civil e de educação não formal. "Em 2017 as escolas jurisdicionadas da 1ª à 9ª Gerência Regional de Educação fizeram adesão ao projeto", explica Luiza Solano, gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc.

De acordo com Luiza, durante o primeiro semestre de 2018 o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas será implantado pela Seduc da 10ª à 17ª GRE, dando continuidade também nas GREs de Teresina. "Mais de 300 escolas serão alcançadas somente nesta nova etapa e, como será uma ação de rede, deixa de ser opcional e todas as escolas terão que aderir", explica a gerente.