Projeto Teatro na Escola inicia no Premen Norte

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realizou no sábado (07), no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte) cerimônia de encerramento do primeiro ciclo de atividades do Projeto Teatro na Escola, executado no Centro de Educação Profissional José Pacífico em parceria com o  jornalista e cineasta Cícero Filho.

Durante o evento foi realizado a apresentado da peça "Cabo de Guerra", produzida e realizada pelos alunos do 1º ano e 3º ano do Ensino Médio e Técnico do Centro José Pacífico, além da entrega de certificados dos mesmos.

Ao obterem inúmeros conhecimentos teóricos no cenário teatral, os alunos também colaboraram e produziram dois espetáculos ao longo de 6 meses de projeto, com grande sucesso de público e mídia.

Na oportunidade, foi iniciada uma nova etapa do projeto no Premen Norte, com novos alunos e espetáculos, e com mais um desafio e proposta de melhoria no que tange a implementação de novas formas de educar e socializar os adolescentes e jovens deste centro escolar.

De acordo com o professor e cineasta Cícero Filho, o curso fez uma diferença na vida escolar e pessoal do alunos. "O valor cultural do teatro é inegável, por complementar a formação cultural, além de incentivar a busca pelo conhecimento e reflexão. Tais características fazem do teatro uma ferramenta fundamental para a educação e desenvolvimento de adolescentes e jovens, por trabalhar com a ludicidade, interação e sensibilização, tão significativos para este público", especificou Cícero Filho.

Para a diretora da Uetep, Adriana Moura, a implantação do Projeto Teatro na Escola, faz parte de mais um trabalho em equipe necessário para que haja um desenvolvimento pessoal e cultural dos alunos, levando-os a entender as próprias emoções e sentimentos, bem como dos outros, melhorando a expressividade (oral e escrita), na diminuição da timidez.

"Nós, que fazemos a educação, precisamos preencher algumas lacunas importantes para a formação dos mais jovens, sendo que o teatro abre um universo de possibilidades, seja para aqueles que assistem às peças ou os que nelas atuam", salientou Adriana Moura.