Psicólogas e Ass. Sociais da Seduc participam de encontro

Pelo menos uma vez por mês, a Secretaria de Estado da Educação realiza com as psicólogas e assistentes sociais de todas as Gerências Regionais - GREs da capital, um encontro onde elas se reúnem para socializarem as demandas oriundas de cada gerência. A reunião aconteceu na manhã desta sexta, 06, no prédio da secretaria.

Estiveram presentes na reunião, o superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto, a gerente de inclusão e diversidade Luíza Solano, dentre outros profissionais da educação. Na oportunidade, elas fizeram os encaminhamentos de todo e qualquer tipo de transtorno na comunidade escolar, o que acontece na área comportamental de qualquer tipo, seja com aluno ou com professores.

"Esse encontro é extremamente importante para que possamos somar os esforços para amenizar as situações que hora passam as comunidades das escolas do nosso estado, que são diversos, automutilação, bullying, tendências suicidas e violência doméstica, então estamos tendo o cuidado in loco, para que possamos minimizar os problemas e ter uma comunidade escolar mais saudável", disse a coordenadora do núcleo de atenção psicossocial NUAPSI, Nádia Silvânia Lima.

Inicialmente serão detectados todos os problemas e a partir disso será feito o acompanhamento de perto, fazendo uma avaliação, dando assistência a esse aluno que foi vítima em alguma situação, assim como aos professores que sofrem ou sofreram pressão dos alunos, pressão da direção e que passam por surtos. Então é feito todo um acompanhamento até amenizar a situação ou resolvê-la, caso seja observado que em um desses casos seja necessário um atendimento clínico, os casos são são encaminhados para o Lineu Araújo e psicólogos e psiquiatras do Iapep.

Na manhã de hoje foi feito esse processo de conscientização, onde foram acompanhados vários casos que serão acompanhados de perto, foi feita a avaliação e a capacitação necessária, supervisionando, dando diagnóstico e acompanhando cada caso.

O Núcleo iniciou suas atividades em 2014, com atendimento aos servidores e palestras para melhorar as relações humanas no trabalho. Atualmente, além de realizar o aconselhamento terapêutico, o Núcleo tem profissionais atuando nas quatro gerências regionais de Teresina.

O NUAPSI desenvolve um trabalho totalmente voltado para o bem estar dos servidores da Seduc por meio do atendimento individual, a sala do Nucleo fica situada no 2º andar da sede da Secretaria e o número para o agendamento de palestras e atendimentos é o 3216 3806.