Seduc lança cartilha e equipa Grêmios Estudantis

Alunos participativos no processo de desenvolvimento de uma escola democrática, autônoma e inclusiva. É esse o objetivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a implementação da política de Grêmios Estudantis. Nesta sexta-feira (06), o Secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina lançou a Cartilha "Construa o Grêmio Estudantil em Sua Escola" e entregou novos equipamentos para oito grêmios estudantis das escolas da rede estadual de ensino de Teresina e outros municípios, como: Altos, Coivaras e São João do Piauí.




"É um momento importante para estarmos interagindo com os estudantes sobre a participação deles. Até mesmo porque eles têm um papel de controle social, de poder conhecer e estar perto da secretaria, em uma gestão bem democrática, de contar os problemas deles, das vivências deles. Eles são nosso público alvo, então nada mais justo que estarmos próximos deles. É essa a intenção do Governo do Estado, então assim, dando segmento a esse trabalho da nossa deputada Rejane Dias, nós vamos estar contribuindo para essa integração entre alunos, gestão pública, professores e diretores, melhorando cada vez mais as escolas públicas em nosso estado", explica o secretário de Educação, Hélder Jacobina. 




Ana Célia, presidente do grêmio estudantil da Unidade Escolar Benjamim Baptista, que tem 1.200 alunos matriculados no centro de Teresina, esteve presente. Aos 16 anos a garota reconhece a necessidade da representação estudantil, "é muito importante tanto para escola, quanto para os alunos, porque nós somos a linha de frente da escola. Se a escola tem que melhorar é também nossa responsabilidade, porque estamos lá dentro e sabemos das necessidades". 




Além do lançamento da cartilha "Construa o Grêmio Estudantil em sua escola", elaborada pela Supervisão as ações de Apoio aos Grêmios Estudantis (SUGRES) para que a diretoria dos grêmios saiba como pode atuar na escola e comunidade, foram entregues nove computadores, ferramenta indispensável para o funcionamento dos mesmos. "Nós estamos aqui hoje lançando a nova cartilha que vai ajudar a cada escola do nosso estado a ter um grêmio estudantil para que assim a escola melhore seu desempenho", afirmou Edson Barata, supervisor da SUGRES.




A Coordenadoria Estadual da Juventude também esteve presente para incentivar e conscientizar os alunos sobre a cooperação deles na construção da escola, "o envolvimento desses estudantes é uma política pública de juventude. A nossa carta magna das políticas de juventude, que é o Estatuto da Juventude, vem falando sobre a participação. Então o jovem tem que ser ator, onde ele estiver. E no caso do grêmio estudantil é na escola. Com apoio da Seduc a gente desenvolve esse trabalho na organização e formação dos grêmios e trabalhos realizados dentro da escola".




O Grêmio Estudantil é a entidade que representa os alunos dos estabelecimentos de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, tendo como principal função intermediar a relação escola e aluno, organizada pelos próprios estudantes, sem a interferência da direção. No Piauí, em 2017, de 15 o número pulou para mais de 80 grêmios estudantis criados com o apoio da SUGRES e em 2018, a expectativa é que mais de 100 grêmios possam estar atuando em todo o estado.