CAEd divulga resultado do SAEPI para gestores da Seduc


O resultado da prova do SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí) foi divulgado hoje (04), no Blue Tree Hotel, em Teresina, para cerca de 130 professores e coordenadores de ensino das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc). Mais de 130 mil alunos da rede pública de ensino estadual foram avaliados por meio de testes cognitivos e provas de português e matemática em novembro do ano passado, pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), que é referência nacional na execução de programas de avaliação educacional, na formação de especialistas na área de gestão da educação pública e no desenvolvimento de tecnologias de administração escolar.



Os gestores da Seduc e uma equipe do CAEd estarão reunidos hoje (04) e amanhã (05) com a finalidade de compreender os dados e assim poder contribuir para melhorias em sala de aula. A programação de hoje começou com uma palestra do professor Márcio Fagundes sobre a importância do SAEPI no contexto da educação.


Higor Pifano, analista de instrumento de avaliação do CAEd, percebeu uma crescente no ensino fundamental do Piauí e destacou a importância da apropriação dos dados pelos professores e coordenadores, até para que eles possam compreender a situação da rede e saber onde podem melhorar. "Nós vamos divulgar os dados gerais da rede, tanto de língua portuguesa como de matemática, e depois nós vamos passar para as oficinas específicas de área para fazer uma interpretação dos dados. Nós vamos muito além dos dados quantitativos, temos que compreendê-los de forma qualitativa em sala de aula", finaliza Pifano.



Durante a oficina, os profissionais aplicarão a metodologia semelhante ao modelo para a obtenção de resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB,) nas escolas da rede estadual. O agente de governança da Seduc e coordenador geral da metodologia Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco, ressalta o crescimento da rede. "Com essa parceria com o CAEd percebemos uma evolução, ou seja, nós fizemos essa avaliação externa em 2015, 2016 e 2017, e só temos crescido, tanto na proficiência de português quanto na de matemática. E também pela primeira vez crescemos também nos níveis. Saímos do nível abaixo do básico para o básico, a exemplo língua portuguesa".



A prova, que está na 7ª edição, é realizada anualmente. 136 mil alunos de 581 escolas da rede pública estadual fizeram a prova, na qual são avaliadas a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), das 21 Gerências Regionais de Educação, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.


Confira aqui o resultado.