Diretores e coordenadores de 17 GREs elaboram plano de ação


Elaborar um plano de ação para aplicar nas escolas é o quê os diretores e coordenadores pedagógicos das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Piauí que dispõem ensino fundamental pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão fazendo hoje e amanhã. 


Os gestores estão na 3ª etapa do curso Gestão para a Aprendizagem pelo programa Formar, realizado em uma parceria entre Seduc, a empresa Elos Educacional e a Fundação Lemmen. A gerente de ensino fundamental da Seduc, Marília Aragão, destacou a importância do processo nas metas da secretaria: "esse curso é uma das frentes de trabalho do plano estratégico do Pacto pela Aprendizagem. E a fundação Lemmen oferta as 360 horas de aula para os nossos gestores". 




São mais de 130 diretores e coordenadores de 74 escolas públicas recebendo formação hoje e amanhã no Tribunal de Contas do Estado.  Maria do Carmo Cardoso, a diretora da Unidade Escolar José Basson, que fica ao norte do Piauí, no município de Cocal da Estação, comemora a continuidade do curso, que possibilita novas metodologias de trabalho em sala com os alunos, "nós já temos um plano de ação na escola, mas estamos hoje recebendo um reforço. Vendo as necessidades que a escola tem e trabalhar no plano de ações para que tenhamos um bom resultado. Estou muito feliz porque eu sei que o plano de ações da escola vai ficar maravilhoso". 




A equipe de formação que está em Teresina hoje e amanhã veio de Santo André (São Paulo) e só retorna à capital no próximo semestre para a 4ª e última etapa do curso, na qual eles vão finalizar a implementação do plano de ação elaborado nesta fase.  


A coordenadora de projetos da Elos Educacional, Edneia Regina Burger, relembra os conteúdos já abordados e reafirma o compromisso na formação de professores e gestores: "nesta etapa eles vão elaborar um plano de ação e aplicar na escola. Esse plano de ação vai trazer de volta todos os conteúdos trabalhados nas etapas 1 e 2. Na etapa 1, eles fizeram o diagnóstico da escola. Na etapa 2,  trabalharam a formação dos professores e a agora eles vão construir um plano de ação pensando qual o problema da escola, algo que precisa ser aprimorado".