MEC entrega documento da BNCC ao Conselho de Educação


Nesta terça-feira (03), o Ministério da Educação (MEC) realiza solenidade de entrega da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio ao Conselho Nacional de Educação (CNE). O diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Ellen Gera; o gerente de Ensino Médio, Clebe Gonçalves; Rejane Palácio, coordenadora pedagógica do Canal Educação; a subcoordenadora de currículo, Rosângela Monteiro; e a técnica do Jovem de Futuro, Nemone Pessoa, representam a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no evento que acontece em Brasília, no Conselho Nacional de Educação, às 14:30h.

"Até esse momento nós temos no Brasil a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental e hoje o MEC entregará o documento para que o Conselho Nacional possa fazer as suas análises e, assim, nós tenhamos a Base oficializada no país, com toda Educação Básica dentro do documento da BNCC", explica Ellen Gera.


De acordo com o superintendente, os Estados tiveram uma agenda no início de março junto ao MEC para fazer críticas e sugestões ao documento que foi pré elaborado pelo Ministério e todas as intervenções se fazem presentes no documento que será entregue hoje. 

"O MEC vai apresentar para os representantes das secretarias o quanto nossas intervenções colaboraram para a finalização do documento. Essa é uma agenda importante tanto pela reforma do Ensino Médio quanto pela consolidação de uma BNCC que, no futuro, vai servir de orientação para a construção de todos os currículos das redes de ensino estaduais, municipais e privada", garante o superintendente. 

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. justa, democrática e inclusiva.