Equipe da Seduc debate BNCC em Brasília

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, no último dia 28, do I Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, em Brasília.



O Superintendente de Ensino da Seduc, professor Carlos Alberto Pereira explica que a equipe piauiense foi formada em regime de colaboração do Estado/SEDUC e municípios/UNDIME. "Estamos todos unidos pela construção de um único currículo para o estado do Piauí. Esse currículo vai possibilitar tratarmos de forma igualitária e respeitosa todos os nossos alunos, tanto da rede municipal como estadual", afirmou.



O Encontro, segundo a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, possibilitou a formação da estrutura para a reelaboração do currículo educacional, envolvendo profissionais da educação e professores de todas as disciplinas.



"Até o mês de maio teremos a nossa primeira versão da proposta curricular, em junho enviaremos à consulta pública, entre julho e setembro serão realizadas as revisões, em novembro será a publicação do documento e em dezembro iniciadas novas formações", disse.



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.