Seduc investe 1,3 milhões em reforma no Cies

Após investimento de 1,3 milhões de reais, alunos, profissionais e gestores receberam a nova estrutura do Centro Integrado de Educação Especial (Cies). Participaram da solenidade o governador do Estado, Wellington Dias; secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; a vice-governadora, Margareth Coelho; e o secretário de Estado para Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Responsável por atender 307 crianças e adolescentes dos 2 aos 14 anos com deficiência intelectual e alguns transtornos, o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) é referência no estado por oferecer serviços educacionais, terapêuticos e outros apoios complementares.

"Investimos na recuperação das instalações sanitárias e elétricas, troca de telhado, substituição de algumas esquadrias e pintura geral da escola. Também entregamos 55 novos aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos, como armários, TV e ventilador", explica a secretária da Educação, Rejane Dias.

Atualmente, 145 funcionários trabalham no Cies prestando serviços educacionais e terapêuticos com atendimento de fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, dentistas, médicos, nutricionistas, pscicomotricistas, terapeutas ocupacionais, além da musicoterapia. O centro também oferece outras atividades aos alunos, como, dança, teatro, informática, natação, educação física, música, projeto de leitura e núcleos de apoio à família e produção de recursos pedagógicos.

"Nesse dia muito especial para o Centro quero agradecer à secretária e ao governador por todas as melhorias que foram realizadas durante sua gestão e, especialmente, pela inauguração dessa reforma tão desejada por todos nós, além dos equipamentos como ar condicionados, televisões, armários e material odontológico que recebemos hoje", comemora a diretora do Cies, Fátima Macêdo.

"O Estado trabalha para todos os setores e pessoas, mas principalmente para os que mais precisam. Hoje entregamos uma reforma que vai proporcionar o atendimento adequado das crianças e adolescentes que precisam de uma atenção especial, portanto, foi uma modernização necessária", afirma o governador Wellington Dias.