Gestores das GREs garantem os 200 dias letivos

Gerentes regionais de educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenadores de gestão e inspeção se reúnem hoje (20) e amanhã (21), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Teresina, para orientações sobre a regularização do ano letivo de 2018. O objetivo agora é fazer que as escolas reorganizem o calendário escolar e cumpram os 200 dias letivos.

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), Ana Rejane Barros, concentra esforços para que nenhum aluno seja prejudicado após a paralisação dos professores. "Vamos ver todas as instruções normativas que estão regulamentando a reposição de aulas, tratar da reprogramação do calendário escolar e abordar questões como o repasse de alimentação, manutenção, repasses extras; passar orientações sobre prestação de contas, transporte escolar e equipamentos. Toda a superintendência de Ensino e mais a Unidade Financeira, a Unidade de Gestão de Pessoas e o administrativo da secretaria estão empenhados".

Na reunião técnica com os gestores regionais de educação, os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) também serão pauta.

A gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Lucimary Medeiros, responsável por 31 escolas da região de Campo Maior, enfatiza que toda a comunidade escolar está preparada para receber os alunos. "É importante enfatizar que as escolas já estão preparadas com o recurso da merenda já liberado, o Pactue já está em conta, que é o recurso de manutenção que todas as escolas têm. Está sendo liberado, nesta semana, o recurso extra para que as escolas possam fazer os pequenos serviços necessários, para resolver os problemas que por ventura as escolas tenham. A UGIE já confirmou o Pactue Net para disponibilizar internet nas escolas. As escolas também estão preparadas com carteiras, subestações ligadas. Tudo isso para que os pais e alunos estejam informados que o ano letivo 2018 vai transcorrer normalmente  com professores nas salas, garantia dos 200 dias e com a garantia da qualidade e aprendizagem".

Erica Ibiapina, coordenadora de Ensino e Aprendizagem da 12ª GRE, que corresponde a 35 escolas dos 15 municípios ao redor da cidade de São João do Piauí, pontua que o calendário escolar desses municípios já estão fechados.  "Nós já estivemos em reunião na 12ª GRE com coordenadores e gerência para que nessa semana ainda a gente possa fazer visitas, colocando os municípios em polo. Nós estaremos com os coordenadores pedagógicos e gestores escolares e também os supervisores municipais de ensino", finaliza a coordenadora.