Seduc forma novos técnicos profissionalizantes em Teresina

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realizou nessa quarta-feira (14), a formatura de 320 Técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho,  pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As 16 turmas de  concludentes são oriundas da 4ª, 19ª, 20ª e 21ª Gerências Regionais da Educação, dessas, dez são do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e seis turmas do Curso Técnico em Enfermagem.

A professora Claudene Chaves de Oliveira, Paraninfa das turmas, falou da responsabilidade social e profissional que os formados tem a partir de agora. "Procurem satisfação e fazer sempre um trabalho bem feito, tanto na área da enfermagem como na segurança do trabalho, pois vocês serão conhecidos pelo trabalho que irão fazer a partir de agora", ressaltou ela.

Na ocasião a diretora da Uetep e Coordenadora do Pronatec, Adriana Moura fez uma prestação de contas das relevantes realizações feitas nestes últimos anos na Educação Profissional. A gestora fez um comparativo dos dados entre os anos de 2012 e 2014,  onde na modalidade concomitante a oferta de Educação Profissional era de 4.167 beneficiários em 41 municípios do estado que passou para 11.470 matrículas da oferta seduc em 86 municípios entre 2015 a 2017, nas modalidades Técnico Concomitante (MedioTec), Formação Inicial Continuada (FIC), Pronatec Saúde e Mulheres Mil  período em que compreende a gestão da atual secretária Rejane Dias. Ela também especificou que a oferta cresceu ainda mais em 2018  com 9.125 matrículas na oferta seduc nas mesmas modalidades anteriores acrescentando ainda a modalidade Pronatec Prisional.

"Preciso registrar o que foi o Pronatec no Estado do Piauí na gestão da secretária  Rejane  Dias, pois hoje estamos fechando um ciclo das vinte mil vagas que nos foi ofertado pelo Ministério da Educação, ainda em 2015, quando assumimos a educação profissional. Quero dizer que tenho orgulho de falar do compromisso da atual gestão em oferecer laboratórios de alto padrão de vários cursos profissionalizantes, como Segurança do Trabalho, Enfermagem, Informática e outros", declarou Adriana Moura.

A secretária de educação, Rejane Dias  destacou como uma longa caminhada de avanços e conquistas para o aprimoramento da Educação Profissional no Piauí. "É uma satisfação participar da coroação dos alunos graduados dos Centros Estaduais de Educação Profissional de Teresina pelo PRONATEC. De pouco mais de 800 vagas previstas em 2015 pelo MEC, conquistamos 20 mil vagas e hoje chegamos a todos os municípios, ampliando escolas profissionais, estruturando laboratórios, adquirindo equipamentos e possibilitando aos nossos alunos uma qualificação profissional. Foi uma longa caminhada e fico contente pela conquista dos nossos alunos que contaram com profissionais competentes e que possam exercitar a profissão que escolheram por amor", destacou a secretária.