Jovem de Futuro realiza Oficina



O Jovem de Futuro (JF) apresenta um método de gestão específico que orienta, organiza e sistematiza os principais processos e procedimentos da gestão escolar, denominado Circuito de Gestão. Pensando nesse processo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza durante todo o dia desta terça-feira, 13 de março, a 1º Oficina: Pactuação de Metas e Módulo Supervisor, destinados a cerca de 60 novos profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) que integrarão a equipe da ferramenta de gestão do JF no Piauí. 




O evento faz parte da programação da semana de formação do Jovem de Futuro, que teve início na segunda-feira (12) e prossegue até dia 16 de março. A Secretaria de Educação, Rejane Dias esteve na oficina para dar as boas vindas aos ACG e ressaltou importância destes profissionais no elo de planejamento de ações entre SEDUC e escolas.

"Percebemos que as escolas em que há o programa Jovem de Futuro obtiveram melhoras de forma significativa nos indicadores de educação. A SEDUC não tem medido esforços para que os ACG tenham as condições de fazer esse monitoramento, de auxiliar a escola no planejamento estratégico concomitante com o que é feito na Secretaria de Educação. Os ACG são chaves em todo esse processo com ações do planejamento estratégico entre SEDUC e escolas fazendo com que este circuito de gestão possa acontecer de modo efetivo", destacou Rejane Dias.


De acordo com o coordenador Geral do JF na Seduc, Eduardo Castelo Branco, o encontro tem o objetivo de preparar o ACG para o início do Circuito de Gestão apoiado nas funções e atribuições deste profissional, assim como apresentação do protocolo de compromisso com as metas e de planejamento.




O encontro teve início às 9h, com uma exposição dialogada entre os participantes. Em seguida aconteceu a apresentação de conteúdos em painéis, dinâmica em grupo, manuseio do Sistema de Gestão de Pessoas - SGP e Manuseio do AVA - Curso no formato autoinstrucional. 




Para a gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco, Rosane Fonseca, o profissional de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG), desempenha papel fundamental na implementação desse método nas escolas. É função do ACG apoiar os gestores nessa empreitada e estimulá-los a manter um olhar reflexivo sobre suas práticas cotidianas, oferecendo subsídios para que possam avançar e aprimorar a qualidade e a eficiência de seu trabalho educativo. 




"Para auxiliar nessa importante tarefa, estamos aqui auxiliando esses profissionais no percurso formativo que contempla aspectos teóricos, conceituais e práticos", finaliza, Rosane.