Seduc e Instituto Unibanco promovem capacitação do JF




Teve início nesta segunda-feira, 12 de março, no hotel Blue Tree, mais uma ação da ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF), projeto que tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Instituto Unibanco, realiza durante toda semana oficinas de formação para profissionais da educacional envolvidos no JF.


A abertura do evento contou com a participação do superintendente de Ensino Superior/ diretor UNEA, Ellen Gera, que na oportunidade falou da importância do empenho de todos os envolvidos. 

"A gestão escolar é um dos fatores determinantes da melhoria do aprendizado. Além de se ter a meta e o plano de ações, é fundamental saber se estamos no caminho certo para atingir os resultados elencados. É preciso então monitorar as ações. Assim, a escola precisa ter uma meta alinhada com o IDEB, porque ele permite que se olhe para o conjunto das escolas e se pense que a questão não é a minha escola ir bem, mas os jovens piauienses terminando o Ensino Médio com o domínio de conhecimentos com que eles entendam a realidade e comecem a interferir nela", afirma Ellen.


O superintendente falou, ainda, da importância do Pacto pela Aprendizagem, que tem como foco o rendimento do estudante e o seu fluxo dentro da escola. "O pacto nasceu da necessidade de aglutinar as diversas ações desenvolvidas na Seduc . Nosso intuito é melhorar os índices educacionais no nosso Estado. Esse pacto só será viável se todos os envolvidos derem as mãos", pontuou. 


A proposta do Pacto pela Aprendizagem parte de uma visão global da educação, em que o objetivo é usar a avaliação para potencializar os resultados da Educação do Estado. Nessa missão é preciso que cada profissional assuma sua parcela de responsabilidade nesse projeto maior. "Nossa missão é melhorar a qualidade do serviço tendo como resultado a aprendizagem do aluno e a construção de um cidadão melhor. O Jovem do Futuro entra como uma ferramenta para garantir esses pilares", finaliza Ellen.

Ainda na programação, os trabalhos seguiram ministrados pelas gestoras de Aprendizagem do Instituto Unibanco Rosane Fonseca e Elisângela Pires. Onde fizeram a apresentação do curso AVA/Autoinstrucional e em seguida os participantes navegaram na plataforma Moodle conhecendo o ambiente virtual.

A programação segue durante toda semana> Para amanhã, terça -feira, 13, está previsto  a aplicação de dois protocolos: o primeiro de Metas e Módulo ACG e o segundo de Planejamento.