Governo do Estado reinaugura Escola de Teatro



Transformar a vida de jovens por meio da educação e cultura tornou-se possível com a entrega de mais um espaço cultural no Piauí. Na noite desta quinta-feira (8) o Governo do Estado do Piauí, Wellington Dias, realizou a reinauguração da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos após ampla reforma em toda a sua estrutura, fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).


Acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e do superintendente de Gestão da Seduc, Helder Jacobina, o governador visitou as novas estruturas da escola que ganhou ampliação, melhorias dos laboratórios de dança e teatro e climatização em todas as salas.


A reforma contemplou todo o espaço físico da escola com ampliação das salas e biblioteca, adequação do piso para as aulas de dança e teatro, além de climatização e melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e forro do teto. Assim como as outras casas de cultura revitalizadas e mantidas pelo Estado, todas as salas fazem homenagem a grandes artistas piauienses do teatro e de outras áreas. As fachadas laterais e principal foram recuperadas e a escola ganhou iluminação de LED.

O Superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Helder Jacobina, que representou a secretária Rejane Dias na solenidade, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias com resultados positivos para os alunos.


Além de arcar com as despesas de água e luz e manter professores e servidores administrativos, a Seduc investiu também no mobiliário para dar mais conforto a todos. "Esta é uma escola importante por trabalhar a parte cultural no contraturno das escolas, então a Seduc participou com a entrega tanto dos equipamentos e mobília, como também na parte de climatização, com 24 condicionadores de ar. A secretária Rejane Dias abraçou o projeto pois entende a importância de trabalhar a área técnica dos estudantes, já que é uma escola voltada para a arte e  serve para atrair os alunos para nossa rede, fazendo com que desenvolvam outras áreas", afirma o superintendente.

A Escola é uma entidade pública com ações educativas e culturais, vinculada à Secult e jurisdicionada à Seduc, por meio da 4ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) e atenderá 537 alunos já matriculados neste semestre letivo.


Recebido com uma apresentação cultural, o  governador Wellington Dias falou sobre os avanços obtidos nas secretarias, destacando o desenvolvimento que está sendo proposto com a entrega de espaços culturais em todo o Estado. "Realizamos a entrega de mais uma escola de cultura, fruto de uma parceria entre a Seduc e a Secult, como a escola do bandolim, em Oeiras e da rabeca, em Bom Jesus. Todas elas permitirão que os alunos saiam com diploma reconhecido em todo país. Já estamos com 573 alunos e isso me anima muito, pois um lugar desenvolvido perpassa pela cultura, com uma estrutura moderna e é para isso que estamos trabalhando", comemorou o governador.