Jovem de Futuro realiza semana de formação




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, inicia nesta segunda-feira, 12 de março, a formação para 150 profissionais da rede estadual de educação do Piauí, envolvidos na ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF). O encontro vai acontecer no hotel Blue Tree durante toda semana com uma vasta programação.

As atividades serão realizadas em duas etapas. A primeira vai iniciar às 14h da segunda-feira (12) com a participação de aproximadamente 77 Agentes do Circuito de Gestão (ACG?s). 

"Teremos uma oficina com o tema AVA/autointrucional. Nosso objetivo é apresentar o novo formato do curso EaD/autoinstrucional, assim como o manuseio do curso na plataforma Moodle/AVA. Durante a oficina traremos aspectos conceituais referentes a este novo formato do curso. Faremos ainda a navegação na plataforma, a fim de que os participantes possam conhecer o ambiente virtual", explicando Eduardo Castelo Branco, coordenador Geral do Jovem de Futuro na Seduc.

Entre os dias 13 a 16, das 9h às 18h, está prevista a aplicação de dois protocolos. O 1ª de Metas e Módulo ACG e o 2ª de Planejamento. Para o primeiro, o objetivo é preparar o ACG para o início do Circuito de Gestão, apoiado nas funções e atribuições deste profissional, assim como apresentação do protocolo de compromisso com as metas.

No segundo protocolo o objetivo é instrumentalizar os ACG?s para realizar as três visitas técnicas nas escolas previstas na etapa de planejamento do Circuito de Gestão. Para este público também haverá, dentro da 1ª oficina, um momento em que lhes será apresentado o curso AVA/autoinstruciona, assim como o manuseio deste e do Sistema de Gestão de Projetos (SGP).

Eduardo Castelo Branco afirma que, com essa atividade, marca abertura dos trabalhos em 2018 do Pacto pela Aprendizagem e da sistemática de monitoramento e avaliação de resultado da metodologia Jovem de Futuro. "Esse é um momento para troca de experiências e construção de conhecimento a partir de discussões, fortalecendo as ações de planejamento, execução e avaliação das escolas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos. Queremos que nossos gestores se sintam cada vez mais entusiasmados com a causa da melhoria da educação e que abracem essa questão, que é o nosso grande objetivo, fazendo com que, lá dentro das escolas, consigamos a qualidade almejada", afirma Castelo Branco.