Rejane Dias consegue livros didáticos para EJA



Brasília, 8/3/2018 - A secretária da Educação, Rejane Dias, esteve em audiência nesta quinta-feira no Ministério da Educação  para solicitar a reposição de livros didáticos para a rede estadual de ensino do Estado do Piauí. Pediu, também, recursos para o Programa Brasil Alfabetizado, para novas turmas dos programas Educação de Jovens e Adultos (EJA), ProJovem Urbano, e ProJovem Campo. Na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a secretária conseguiu o desembolso de R$ 500 mil para pagamento de obras e de reformas de escolas em execução no Estado do Piauí. 

Atualmente, cerca de 150 mil estudantes estão sem livros didáticos no Piauí. Segundo Rejane Dias, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana de Siqueira, informou que o ministério deverá encaminhar as publicações para as turmas iniciais, de alfabetização e Ensino Fundamental, até o final de março e o começo de abril.

"O problema é muito sério", afirma Rejane Dias. "O Governo Federal deveria ter mandado esse material no final do ano passado. O técnicos do MEC informaram que já houve a compra dos livros para os anos iniciais (alfabetização e Ensino Fundamental) e que a previsão da chegada dessas publicações no Piauí será entre o final do mês de março e o começo de abril deste ano." O MEC informou, ainda, que está vendo uma outra alternativa para suprir, também, o Ensino Médio.

"Não deixa de ser uma boa notícia, pois a nossa maior preocupação e com a diminuição da evasão escolar. Sem o livro didático seria uma missão quase impossível conseguir atingir essa meta." 





Rejane Dias afirma, ainda, que a Seduc-PI está trabalhando para garantir que os estudantes recebam o material o quanto antes e destaca que é de responsabilidade do MEC, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, fazer a distribuição dos livros. 

A audiência com secretária do MEC, Ivana de Siqueira, contou com a presença da diretora da EJA, Conceição Andrade.

Programas - Rejane Dias aproveitou a audiência para solicitar a liberação de recursos para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Da mesma forma, pediu recursos para as novas turmas do EJA e para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano e Campo).

"Sobre o EJA, o MEC dará orientações sobre os novos recursos para pagamento dos professores dessa primeira etapa, que irão atender cerca de 40 mil novos alunos agora em 2018", adianta a secretária.

   
Rejane lamenta, por outro lado, o esvaziamento do ProJovem Urbano. "Nós estávamos com a expectativa de começar agora em abril, mas a definição do início das aulas saiu só para o dia 16 de julho, e o Pró-Jovem Campo está com previsão de novas turmas para 2019." A resolução deverá sair no final do ano já com as perspectivas para atendimento do Ensino Médio.


Os programas ProJovem Urbano e ProJovem campo têm como finalidade principal a formação integral e a inclusão social de jovens entre 18 e 29 anos, por meio da conclusão do ensino fundamental, da qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Os recursos do programa podem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios, transporte, distribuição de material escolar e pagamento de pessoal.


FNDE

A secretária Rejane Dias conseguiu em audiência na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o desembolso R$ 500 mil para pagamento de obras e de reformas de escolas em execução no Estado do Piauí.






A secretária aproveitou o encontro para reunir-se com técnicos do FNDE  e acompanhar as pendências existentes junto à autarquia com o propósito de evitar que as ações de assistência técnica e financeira do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Estado do Piauí não venham a ser bloqueadas.