Escola de Teatro será reaberta nesta quinta após reforma



A Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos será reaberta nesta quinta-feira (08) após ampla reforma em toda a sua estrutura. A solenidade de reinauguração acontece a partir das 18h30, com a presença do governador Wellington Dias; do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo; e do superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Helder Jacobina. A escola ganhou ampliação, melhorias dos laboratórios de dança e teatro e climatização em todas as salas.

A reforma contemplou todo o espaço físico da escola com ampliação das salas e biblioteca, adequação do piso para as aulas de dança e teatro, além de climatização e melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e forro do teto. Assim como as outras casas de cultura revitalizadas e mantidas pelo Estado, todas as salas fazem homenagem a grandes artistas piauienses do teatro e de outras áreas. As fachadas laterais e principal foram recuperadas e a escola ganhou iluminação de LED.

A Escola é uma entidade pública com ações educativas e culturais, vinculada à Secult e jurisdicionada à Seduc, por meio da 4ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep).


Além de arcar com as despesas de água e luz e manter professores e servidores administrativos, a Seduc investiu também no mobiliário para dar mais conforto a todos. "A valorização da educação passa também pela cultura e não poderíamos deixar de contribuir nessa grande reforma. Equipamos a escola com 24 condicionadores de ar, 10 computadores e impressoras, TV de LED para os laboratórios de informática e audiovisual, telão para projeção de cinema, além de cadeiras e mesas nas salas de aula", afirma a secretária da Educação, Rejane Dias.

A escola já formou vários atores piauienses e incentiva a revelação de novos talentos da cidade. Os cursos possuem duração de um ano e meio, com validade em todo o território nacional. Além da formação em arte dramática, a escola também oferece cursos de dança e música. Os alunos têm aulas de voz, corpo, música, teatro e interpretação de texto, harmonia e composição, além da prática instrumental.