OBMEP é inserida nas ações do Pacto pela Aprendizagem

O Pacto pela Aprendizagem consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação do Piauí. Dentro desse planejamento das diversas atividades já desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) insere-se, no ano de 2018, as atividades da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O superintendente de ensino superior da Seduc, Ellen Gera, destaca que o Pacto pela Aprendizagem está sendo implementado através de várias ações considerando os eixos proficiência, mobilização e sensibilização e fluxo. Atenção especial é dada as disciplinas e português e matemática.

"Nesse momento o trabalho que está sendo desenvolvido no sentido de contribuir para que a equipe pense estratégias para melhorar os resultados da educação a partir dos problemas detectados. A proposta é levar as equipes a refletir sobre sua realidade propor intervenções. Com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos e o nível de proficiência, a rede conduz a escola a se debruçar sobre seus resultados alcançados", revela o superintendente.

A partir do Pacto pela Aprendizagem cada unidade escolar observa e analisa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas, além de levar a escola a entender de que forma os indicadores impactam positivamente no ensino e aprendizagem das escolas.

Em 2017 ocorreu a realização de jornadas olímpicas da OBMEP divulgando a olimpíada nas escolas sensibilizando dirigentes municipais, gerentes regionais, coordenadores de ensino, gestores, professores e alunos quanto a importância do empenho de cada ator no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Na 2ª Fase houve formação para os alunos aprovados na fase anterior, através do Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação, com abrangência estadual.

"Com a inclusão da OBMEP no Pacto Pela Aprendizagem, o objetivo de que toda a comunidade escolar tenha conhecimento da importância da participação na olimpíada, bem como maximizar as oportunidades que os alunos podem ter através de programas com bolsa de estudo", completa Ellen Gera.

Outros projetos como o Mais Matemática, Gt´s de Matemática, De Professor para Professor e Oficinas de Matemática a Seduc vem valorizando e dando o merecido destaque que essa disciplina básica deve ter na vida escolar dos alunos de sua rede.