Seduc articula criação do Parlamento Jovem Estadual

 

Visando estimular a participação política dos estudantes dentro da conjuntura atual, tramita desde 2017 na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o projeto de lei que propõe a criação do programa "Deputado Jovem", de autoria do deputado Dr. Hélio Oliveira (PR). Nesta quarta-feira (21), o superintende institucional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), José Barros, reuniu-se com o autor do projeto para discutir o andamento deste que será a versão local do programa Parlamento Jovem Brasileiro.

 

Pelo projeto, vão poder participar do parlamento jovem estadual estudantes de Ensino Médio, Técnico e Superior de instituições que manifestarem interesse em fazer parceria com o Parlamento Estadual. Os estudantes irão compor as 30 vagas da Assembleia Legislativa, formar as comissões técnicas e participar de sessões mensais.

 

"Esse projeto é um grande incentivo à formação de novas lideranças políticas entre os estudantes. Através do programa Deputado Jovem, nós teremos debates e discussões que podem nos ajudar a identificar melhor as demandas da população, entender o sentimento desse público que tem muito a dizer para nós, que os representamos aqui na Assembleia", esclareceu Dr. Hélio.

 

Os jovens poderão apresente alternativas de soluções de problemas em formato de propostas de lei, podendo tratar sobre qualquer tema de seu interesse mobilizando professores, escolas e toda comunidade.

 

Também participaram da reunião os jovens supervisores das ações dos Grêmios Estudantis no Piauí Hedson Barata, Danilo Laurindo e Helton Jonh.

 

"Será uma oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre a nossa realidade. Se você estudante têm interesse, já pode ir pensando em escrever um projeto de lei que trate de uma das muitas questões do Piauí", afirmou Hedson Barata.

 

José Barros garantiu que é de interesse da Seduc fortalecer o setor da juventude, a exemplo do que foi feito com os grêmios estudantis em 2017.

 

"No estado de São Paulo, um dia por semana, os deputados esvaziam suas cadeiras para que jovens vivenciem o processo democrático e participem de uma jornada parlamentar. É um desejo da secretária Rejane Dias aqui no Piauí isso seja feito, garantindo o envolvimento da juventude nas discussões do Estado com um todo, servindo de base para que os deputados proponham novos projetos", destacou o superintendente.

 

A proposta que pretende o aprofundamento do jovem sobre o papel do Poder Legislativo estadual está em análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.