Professores da Seduc realizam planejamento curricular

Depois da semana pedagógica nas escolas, hoje foi o momento da equipe docente do ensino fundamental da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) receber uma formação por meio de palestras e atividades tendo como base as diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os indicadores educacionais e o planejamento curricular para os anos iniciais foram alguns dos temas abordados pelas formadoras e professoras Karla Ramos e Marília Aragão.

Metas como, melhorar os índices educacionais da proficiência de português e matemática; reduzir a evasão escolar e aumentar a aprovação, a permanência e o sucesso dos alunos nas escolas públicas estaduais foram algumas das estabelecidas a fim de cumprir com o PNAIC, que é um compromisso formal entre governos federal, do Distrito Federal e de outros estados e municípios para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

Para a gerente de Ensino Fundamental, Marília dos Anjos, a principal meta é a alta expectativa de aprendizagem para os alunos. Dezoito escolas, entre unidades escolares e Centros de Ensino de Tempo Integral, participaram do encontro realizado no Tribunal de Contas do Estado.

O professor Genivaldo Carvalho, da Unidade Escolar Professor Junior Soares da Silva, no Monte Castelo, faz uma conexão entre as últimas atividades realizadas para o planejamento das aulas: "acabamos de sair da semana pedagógica que foi muito boa e isso tem a complementar o que a gente tinha visto. Essas formações proporcionam também a elaboração de novas dinâmicas em sala de aula".

A coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Profª Adamir Leal, Antônia Mascarenhas, concorda: "Esse conhecimento aqui é enriquecedor, porque vai servir de norte pra trabalhar com os professores, alunos e comunidade".