Técnicos da Uetep discutem sobre reforma do Ensino Médio

A Diretoria de Educação Técnica Profissional da Seduc se reuniu na manhã desta quinta, 15, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação - ATI, com todos os coordenadores e técnicos para discutirem sobre a nova reforma do Ensino Médio e a parceria que a secretaria vem formando com o Banco Mundial.


O Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira da Silva, abriu a reunião falando a necessidade de todos os diretores, coordenadores e técnicos estarem cientes de todas as mudanças  que foram aprovadas na reforma do Ensino Médio. "Nós temos uma reforma que está sendo discutida nacionalmente e todos que fazem educação no Brasil devem ter conhecimento do que vai ser daqui por diante. O Piaui precisa consolidar um currículo único para nortear nossas ações educacionais, além disso muito ainda temos que discutir e analisar", frisou o superintendente.


 


Dentro da nova Base do Ensino Médio trata questões como carga horária, ampliação e integração curricular, inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório somente com aprovação do Conselho Nacional de Educação, formação docente, entre vários outros itens importantes na educação brasileira.


Em relação a parceria Banco Mundial e Seduc, está sendo realizado um estudo na área da educação em todos os territórios do estado. O estudo trata de verificar as demandas e as ofertas de cursos. Esses dados deverão subsidiar e nortear as ofertas para 2019 em todo o estado do Piauí.



Como forma de munir todos os profissionais de informações sobre a reforma do Ensino Médio e suas principais mudanças a diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura, informou que será montado um calendário semanal de discussões entre os coordenadores e técnicos da unidade.


No final da apresentação feita pelo professor Diniz Lopes, foram elencados os principais desafios  para a implantação da  nova base do ensino médio: Ativar Comitê de Formação e Planejamento da Reforma do Ensino Médio (Portaria GSE/ADM nº 0303/2017); Criar Grupos de Trabalhos Específicos; Implantar cursos de formação inicial e continuada para professores e gestores com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Definir quantos e quais serão os itinerários a serem ofertados; Definir a distribuição das 1800 horas da base comum nos 3 anos e  Elaborar cronograma de implantação da BNCC.