Centro de Formação qualifica profissionais da educação no PI

O Instituto de Educação Antonino Freire há mais de 100 anos se destina a formação dos profissionais da educação no Piauí, atravessando várias fases e se adaptando ao contexto histórico que a realidade determina e exige, desde a formação das "Normalistas", passando pela oferta do Normal Superior até se constituir no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

Instituído através da portaria GSE Nº 0201/2015, datada de 19 de maio de 2015 o centro tem o objetivo de desenvolver e executar a política de formação dos profissionais da educação das redes públicas de ensino estadual e municipais, garantindo assim a qualificação dos profissionais da educação e a consequente melhoria na qualidade do ensino público.

Missa da Turma de 1972 do Instituto de Educação Antonino Freire

De acordo com a diretora Gildete Milu, o centro mapeia junto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação, as demandas referentes à formação continuada de profissionais das redes públicas de ensino do Estado do Piauí. "O Centro de Formação tem como meta fundamental, a valorização do profissional e o investimento na sua formação. Nosso papel é atualizar o corpo docente, os gestores e levar a eles propostas de inovação para as práticas de ensino", afirma.

A Seduc oferece qualificação profissional na área de ensino para melhorar cada vez mais o currículo daqueles que têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos: os professores. Entre 2015 e 2017, mais de 2 mil profissionais da educação, professores e gestores, já passaram pelos cursos ofertados pelo Centro de Formação Antonino Freire. Nesse mesmo período, 146 professores foram beneficiados com o afastamento remunerado para se qualificar no mestrado ou doutorado.

Fachada do Prédio

Profissionais como o professor Jefferson Nunes, que retornou ao quadro da Seduc após dois anos de afastamento para mestrado em "Conservação e manejo de recursos naturais", da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). "O apoio da Seduc foi de fundamental importância para que eu fizesse o mestrado", avalia Jefferson.

Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, é preciso investir em formação continuada buscando qualidade na educação . "Essa é uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. Por isso, investimos em cursos de formação continuada para professores, assim estamos proporcionando aos profissionais da educação, condições para suas qualificações, com o afastamento remunerado para que possam cursar mestrado ou doutorado. Além disso, oferecemos formação aos profissionais que cuidam da parte administrativa e logística das escolas para que a rede funcione com eficiência", ressalta a secretária.

Aniversário do Centro

Outro programa importante do centro é o Chão da Escola que descentraliza a formação de professores envolvendo todas as Gerências Regionais de Educação (GREs), levando formação continuada através das equipes de coordenação pedagógica.

O Chão da Escola é uma iniciativa que visa proporcionar a troca de experiências entre a prática docente e a atualização do conhecimento acadêmico. "Fazemos o acompanhamento com os coordenadores pedagógicos e gestores de todas as GREs, através do Chão da Escola. Mensalmente as equipes se reúnem para a realização dos encontros de formação", explica Elenice Neri, responsável pelo programa.

Simpósio Estadual de Educação

Esse trabalho junto aos gestores que atuam em municípios distantes da capital revitalizou as atividades das equipes pedagógicas. "O Chão da Escola dinamizou o jeito de trabalhar, inovou o fazer pedagógico e melhorou a formação humana de nossas equipes", destaca Conceição Teles, da Gerência de Parnaíba.

Pra 2018 serão ofertados diversos cursos de formação considerando as demandas oriundas dos diversos setores da Secretaria tendo como referencial o Pacto pela Educação, com uma vasta programação.