Prouni abre vagas em faculdades a alunos de escolas públicas

 

Teve início nesta terça-feira (06) o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. Estudantes oriundos de escolas públicas, ou de escolas particulares que estudaram com bolsas de estudos, têm até a próxima sexta-feira (09) para pleitear sua vaga.

 

Segundo o gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Clebe Gonçalves, neste semestre serão ofertadas 242.987 vagas em 2.976 instituições de ensino particulares.

 

"Do total de vagas, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância. Já o número de bolsas parciais é de 129.124. As bolsas integrais se destinam aos candidatos que possuam renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, enquanto que as parciais para aqueles com renda familiar mensal de até três salários mínimos", destaca.

 

Para participar, é necessário ter tirado no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação. Só podem integrar o programa aqueles estudantes que tiverem cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública; ou tiverem cursado o Ensino Médio completo em escola privada, mas como bolsista integral; ou tiverem cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral; ou ainda tiverem alguma deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino.

 

Calendário Prouni 2018:

 

Abertura das inscrições: 6 de fevereiro

Fim das inscrições: 9 de fevereiro

Primeira chamada: 12 de fevereiro

Segunda chamada: 2 de março

Manifestação de interesse na lista de espera: entre 16 e 19 de março

Consulta das instituições à lista de espera no sistema: 20 de março