Divulgados os resultados do Encceja para o Ensino Médio


O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o Ensino Médio foi divulgado nesta segunda-feira (05) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para saber como foi o desempenho individual, os candidatos devem acessar a página do exame na internet, com número do CPF e senha cadastrada no momento da inscrição. 

Devido ao alto número de acessos simultâneos, quem não estiver conseguindo se conectar ao endereço eletrônico, deve aguardar o site voltar ao normal. A previsão é que até a tarde de hoje todos possam obter seus resultados.

De acordo com a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade, "aqueles que alcançaram a nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e na redação deverão imprimir seu resultado e levá-los junto com documentos de identificação para pegar o certificado". Os certificados já estão disponíveis e serão entregues somente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Floriano, Picos, Parnaíba e na 4ª GRE de Teresina, na Supervisão de Vida Escolar.

Com provas realizadas em novembro do ano passado, a edição 2017 do Encceja registrou 1.575.561 inscritos, dos quais 1.272.279 (81%) fizeram a prova para obtenção de certificado do Ensino Médio. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional para o Ensino Fundamental e para as edições voltadas a pessoas privadas de liberdade ou realizadas no exterior, por outro lado, ocorre em março.

Aqueles que alcançaram a nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e na redação devem providenciar sua certificação junto às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia selecionados no ato da inscrição. Cabe a essas instituições a definição dos procedimentos complementares, bem como dos prazos para emissão de certificado. Já as instituições deverão acessar o Portal do Inep e digitar o código impresso no Boletim do Participante para validar o documento.

Os participantes que obtiveram a nota mínima em apenas uma, duas ou três áreas de conhecimento, por sua vez, devem solicitar a declaração parcial de proficiência junto à secretaria estadual ou instituto federal. Com essa declaração, eles ficam liberados de realizar as provas dessas áreas de conhecimento em futuras edições do Encceja.