Dia D: EJA ajuda estudantes a realizar sonhos

"Eu era do interior de Campo Maior. Saíamos para a escola sem comer nada, mas eu tinha a fome de aprender a ler e escrever e também tinha muita força de vontade. Aos 14 anos fui para Campo Maior, tentei estudar, mas trabalhava em uma casa de família e não tinha tempo, então resolvi sair da escola. Agora Deus me deu a oportunidade de retornar aos estudos", relata Raimunda Alves Oliveira que, aos 67 anos, vai voltar a estudar.

Raimunda parou de estudar em 1969 e não chegou a concluir sequer a 4ª serie do Ensino Fundamental. Na manhã desta quarta (31), porém, ela deu o pontapé inicial para realizar seu sonho.

A secretária da Educação, Rejane Dias, mobilizou toda equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o Dia D das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na praça Rio Branco, em Teresina, e mais de 100 pessoas já foram inscritas para voltar à sala de aula, já no dia 19 de fevereiro.

"Fiquei sabendo que teria inscrição na praça e, para quem parou há tanto tempo como eu, essa é uma oportunidade que não podia perder", afirma Raimunda, que teve a ficha de inscrição assinada pela secretária da Educação, Rejane Dias.

Uma novidade este ano é a duração do Ensino Médio, que nesta modalidade será realizado em um ano e meio. Em 2018 a meta é atender a 200 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Piauí. Além dos Centros de Ensino de Jovens e Adultos (CEJAs), outras 384 escolas devem ofertar a EJA em 2018.

A nova estudante da Rede Pública Estadual comemora a nova etapa da vida. "Estou muito feliz e agradecida pela ajuda que a secretária está me dando para enfrentar essa batalha. Tenho uma filha que estudou até o 1º ano do Ensino Médio, que vou incentivar a voltar a estudar também", agradece.

"Tive o prazer de ver pessoas de várias idades se matriculando para realizar o sonho de voltar a estudar. Queremos construir, junto com eles, um futuro com mais dignidade e sabemos que a educação é a principal via para que isso aconteça. Esse é só o começo. Não mediremos esforços para que mais pessoas, assim como a dona Raimunda, possam voltar a estudar", garante a secretária Rejane Dias.

EJA abre portas para Universidade

Exemplo de persistência e dedicação, a ex aluna do Ceja Cláudio Ferreira, Ceciane Nascimento, foi aprovada no Enem 2017 e vai cursar Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

"A Ceciane passou 20 anos sem estudar e voltou à sala de aula em 2016, quando retomou os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos e é um exemplo de alguém que não desistiu dos seus sonhos", explica a secretária da Educação.