Estudantes do Mediotec apresentam projeto em Picos

Os alunos do Pronatec/Mediotec apresentaram na manhã deste sábado (27) as atividades do Projeto Integrador. O evento envolveu alunos, professores e equipe gestora local no pátio central do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, em Picos.

A culminância do I Módulo dos cursos técnicos ofertados na unidade teve como objetivo mostrar as atividades desenvolvidas em sala de aula, e também, promover uma maior interação entre os cursos.
Cada curso organizou seu espaço, trazendo materiais para demonstração do conteúdo trabalhado no projeto.

O curso técnico de enfermagem, por exemplo, trabalhou o tema: "Saúde mental- quem dança seus males espanta", com oficinas terapêuticas, capoterapia, alongamento, aferição de pressão, teste glicemia e teste sobre saúde mental.

O curso técnico em áudio e vídeo apresentou vídeos produzidos pelos próprios alunos sobre a rotina de trabalho da rádio e TV. As imagens para a produção dos vídeos foram feitas durante visitas à veículos de comunicação da cidade de Picos.

Já o curso técnico em Segurança do Trabalho apresentou dicas importantes para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na escola, trabalhando a segurança das instituições de ensino. O curso de Reabilitação em Dependentes Químicos teve como tema a Fazenda Esperança, mostrando alguns produtos (terços, shampoo, pomada, CDs) que são produzidos pelos os internos da fazenda, que é uma comunidade terapêutica que ajuda na reabilitação de dependentes químicos.

O curso de agricultura apresentou o cultivo da mandioca e as pragas que podem destruir as plantações. Também, foi mostrado como colorir as flores brancas com corantes de alimentos e culinária, com produtos agrícolas como milho, macaxeira, entre outros. O Curso de redes e computadores mostrou através de slides como as novas tecnologias podem ser utilizadas para a realização de algumas ações nas  profissões de cada curso do Mediotec.  Imobilizações Ortopédicas realizou uma exposição sobre anatomia, onde os alunos explicaram sistemas do corpo humano através de imagens e um mural com desenhos explicativos.

Para a professora do curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Lana Gervásio, o Projeto Integrador é uma ótima ferramenta para aproximar a teoria discutida em sala de aula e a prática profissional. "O Projeto Integrador tem o poder de engajar os alunos em atividades extraclasse para que seja possível a realização da exposição, com isso acaba se tornando uma grande confraternização entre todos os cursos do Pronatec", disse Lana.