Seduc produz Manual para orientar contadores das escolas

Para proporcionar mais segurança e celeridade para as escolas no que se refere à prestação de contas e transações financeiras, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu, em 2017, na implantação do cargo de Coordenador Financeiro nas escolas da rede pública estadual. Neste ano de 2018 a secretaria lançará um Manual de Procedimentos Técnicos administrativos e financeiros para orientar os profissionais.

Os técnicos, que já estão atuando em todas as escolas regulares e Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Ensino, tanto na capital como no interior, e nas Gerências Regionais de Educação (GREs), terão acesso ao manual que será lançado ainda no primeiro semestre do ano.

De acordo com Selma Silva, Técnica do Setor de Enquadramento da Seduc, esta foi a primeira vez que cada escola contou com um servidor específico para o setor financeiro. "Antes, apenas as GREs dispunham desses profissionais. Os diretores, além de desempenhar o papel pedagógico, precisavam administrar a parte financeira das escolas, o que muitas vezes gerava problemas na prestação de contas, já que cada recurso deve ser aplicado de maneira própria" explica.

"Demos um grande passo para a inovação da gestão nas escolas. A atuação dos coordenadores financeiros permitirá aos diretores se dedicarem mais à parte pedagógica e também poderemos evitar erros e inadimplências", afirma a secretária da Educação, Rejane Dias.