Seduc realiza Seminário Introdutório do PNAIC

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Universidade Federal do Piauí, realizou na manhã desta quinta-feira (21) o Seminário Introdutório do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A formação atende a três grupos diferenciados, professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; e articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.

A coordenadora local estadual do Pacto, Marília Aragão, explica que as diretrizes da formação abordam os sistemas e as redes de ensino, o projeto pedagógico das instituições de educação básica, bem como os problemas e os desafios da escola e do contexto onde ela está inserida.

"A necessidade de acompanhar a inovação e o desenvolvimento associados ao conhecimento, à ciência e à tecnologia, além do respeito ao protagonismo do professor e a um espaço-tempo que lhe permita refletir criticamente e aperfeiçoar sua prática também fazem parte das diretrizes da formação, além do diálogo e a parceria com atores e instituições competentes, capazes de contribuir para alavancar novos patamares de qualidade ao complexo trabalho de gestão da sala de aula e da instituição educativa", revela a coordenadora.

O Seminário foi realizado no Liceu Piauiense e vai beneficiar 13 escolas com anos iniciais Ensino Fundamental e 44 escolas do Programa Novo Mais Educação. A perspectiva é de que 135 escolas sejam contempladas em 2018.

Além do Seminário de Introdução às ações do PNAIC, ainda serão desenvolvidos formação presencial (oficinas), em fevereiro de 2018; Estudos de materiais online, em março; Formação presencial (oficinas), em abril; Formação presencial (oficinas) em maio; Seminário Estadual Local, em maio, perfazendo uma carga horária de formação de 100h.

Breve histórico do PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi Lançado em 2012. Em 2013 a ênfase foi em Linguagem, 313.599 professores formados. Em 2014, ênfase da formação foi em Matemática, 311.916 profissionais. Em 2015, temáticas como Gestão Escolar, Currículo, a Criança do Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade, 302.057 professores. Em 2016, ênfase em leitura, escrita e letramento matemático, 248.919 alfabetizadores e 38.598 coordenadores pedagógicos.