Encerra curso de Defesa Pessoal Agente de Portaria


Encerrou nesta quarta-feira (21) o curso de Agente de Portaria - Defesa Pessoal, realizado pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire em parceria com a Polícia Militar - RONE. O público alvo são os profissionais que atuam como agente de portaria na rede pública estadual de ensino.


A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - PI, responsável por um dos módulos do curso, destacou que o profissional precisa estar preparado não somente do ponto de vista físico, mas também psicológico. "Precisamos aprender a defesa também do ponto de vista psicológico. Percebemos que a equipe compreendeu a proposta de trabalho", explica Cristina Maria de Sousa Miranda.

De acordo com o coordenador do curso, Jefferson Nunes, a formação foi estruturada em três blocos: relações interpessoais, legislação aplicada à função e noções de defesa pessoal. "A proposta foi preparar esses profissionais para desempenhar melhor suas atribuições, tanto do ponto de vista humano quanto operacional", pontua.


A diretora geral Gildete Milu, agradeceu a parceria com o RONE, de fundamental importância para a parte prática do curso e também a Associação Brasileira de Psicopedagogia, secção Piauí, representada pela sua presidente Cristina Maria de Sousa Miranda. O Gerente de Formação, Rogério Oliveira, destacou a importância do curso para a qualificação das equipes que cuidam da parte logística e administrativa da educação. "Todos que fazem a educação precisam está preparados", destacou Rogério.


De acordo com Elton Rocha Brito, um dos concludentes, a equipe está satisfeita com o resultado final. "Esse curso foi muito importante não apenas para a profissão, mas para a vida pessoal, ensinando a cada um dos cursistas a serem profissionais e pessoas melhores, saber lidar com os outros aprendendo a respeitar o direito de todos", disse. "O curso foi positivo tanto no aspecto dos conhecimentos adquiridos quanto da integração de todas as partes envolvidas", complementa Augusto Cesar de Oliveira.