Alunos recebem troféu por participação em filme

O filme "A Última Primavera Vai Chegar" produzido pelos alunos da Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro do Piauí, inspirados no projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas", premia estudantes que participaram da produção. A premiação acontece no próximo dia 26, às 19h, na própria escola.


Serão premiados 6 alunos e 1 professora em 7 categorias diferentes. E 7 alunos e 1 professora em segundo lugar nas 7 categorias.  A escolha foi feita através de votação realizada em 3 cidades, em cada categoria disputaram 4 pessoas.


De acordo com o professor Mario Paiva que roteirizou e produziu o filme, premiar os alunos é uma forma de reconhecer o esforço feito por eles para que o projeto saísse do papel. "É enaltecer o talento, até então escondido, descoberto no filme. Viajamos inúmeras cidades, fomos homenageados com o Troféu Angico, e agora eles terão o esforço mais uma vez recompensado. Eles mesmos levantaram o recurso para a compra dos troféus e isso mostra o quanto eles se doaram por esse projeto", comemora o professor.


Abordando, além da violência doméstica, a gravidez na adolescência, as DSTs e o uso de entorpecentes e suas consequências, o filme é realizado por 80% de alunos do canal Educação que assistem aula mediada, o que os aproximou ainda mais do mundo tecnológico. O longa está disponível no YouTube, através do link: http://bit.ly/AÚltimaPrimavera_VaiChegar.


Para a secretária de estado da educação Rejane Dias, o filme mostra a capacidade e o talento dos estudantes da escola e do Canal Educação. "Foi um trabalho fantástico realizado pelos nossos alunos que tiveram a criatividade de pensar em um filme, de criar um filme desenvolvendo temas tão importantes e atuais, fiquei encantada com o projeto realizado por eles", afirmou a secretária.


"O canal Educação sempre acreditou e valorizou o trabalho realizado pela equipe e contribuiu com a divulgação e incentivo aos alunos. Essa escola sempre acreditou na educação mediada. O filme trabalha todo o contexto social, psicológico, emocional, pedagógico, enfim, o filme trabalha o aluno no todo", comenta a técnica da Seduc Jesus Magalhães.

 


SINOPSE DO FILME


O filme amador piauiense narra o drama de uma família marcada pelo horror da violência de paimundo (Airton Candido) contra sua esposa Dona Das Dores (Clarice Pitanga), sua filha Érica (Nara Vitória) e sua sobrinha Alice (Anna Vitória). Como pano de fundo a estória narra a gravidez, DST’s e o uso de drogas ilícitas na adolescência.