Canal Educação realiza Aulão da Natureza para o ENEM

O Canal Educação, Programa de Mediação Tecnológica do Piauí, realizou na tarde desta última quarta (08) sua última aula de revisão, o "Aulão da Natureza" com dicas para a prova do Enem do próximo domingo, contemplando as disciplinas de química, física e biologia.


Para a coordenadora pedagógica do Canal Educação, Viviane Holanda, sem dúvida nenhuma o aluno que acompanha as aulas da mediação tecnológica terá um bom desempenho nas provas. "Nós estamos muito felizes, pois fechamos o ciclo de 2017 com chave de ouro, nós estamos com 166 polos logados nesse exato momento, outros 50 polos via Canal Educação, via Facebook, outros 50 via Youtube, nós temos pessoas logadas no interior e na capital, estamos atingindo os rincões do interior do estado e também da capital, e esse aluno que está sendo beneficiado com essa revisão está resgatando a matriz de referência com relação às questões do ENEM que estão sendo cobradas", disse a coordenadora.


As aulas realizadas nesta quarta foram referentes à revisão para a prova do ENEM que acontece no próximo domingo (12). Durante a manhã a secretaria de estado da educação Rejane Dias esteve visitando os estúdios do Canal Educação e acompanhou os preparativos para o grande aulão.


"Tivemos uma ampliação bastante significativa, tanto é que nós saímos de dois estúdios e agora temos cinco, saímos de trezentas salas onde acontecem a mediação tecnológica e estamos com novecentas,  saímos de aproximadamente doze mil alunos para cinquenta mil alunos. Uma modalidade diferenciada, temos desde ensino regular, EJA, agora com ensino superior chegando em 60 municípios, além do ensino técnico, praticamente em todos os municípios, então é com muita alegria mesmo que eu visito os nossos professores que estão muito entusiasmados, esta ampliação contempla também a sala dos professores, contempla uma estrutura bem mais adequada para o ensino que tem sido a grande atualidade do momento, que faz com que a gente possa chegar em várias regiões do Piauí, com qualidade e eficiência", afirma a secretária.



Os professores e técnicos do Canal tiveram um momento de descontração com danças e músicas, mas não perderam o foco da aula e sempre focando nas provas.


Para o professor de biologia, Tércio Câmara, o Canal tem sido uma grande maratona com as revisões e aulas. "Nós que passamos o ano todo dentro de sala de aula sentindo a preparação do aluno e suas dificuldades também, observamos que aqui pelo canal educação, atendendo a todo o estado do Piauí, tem sido uma grande maratona, uma maratona pra eles porque é uma grande quantidade de conteúdo e para nós que passamos esse conteúdo pra eles", comenta.



O Canal Educação é um patrimônio do governo do estado do Piauí, já transcendeu os muros da Secretaria de Educação, pois também é utilizado por outras secretarias e para outras necessidades do governo que não é só a educação propriamente dita.


"O Canal hoje está presente em todas as modalidades de ensino da Seduc. Nós temos uma superintendência de ensino na secretaria que toma de conta de várias modalidades, por exemplo: EJA, ensino profissional, o ensino médio regular, preparatório ENEM; Em cada uma dessas modalidades de alguma forma, o canal educação toca nesses alunos, neste ano, por exemplo, nós estamos com mais de mais de 50 mil estudantes de alguma forma sendo atendidos pela mediação tecnologia. É um crescimento muito significativo. A grande novidade é o ensino superior sendo utilizado pela Mediação Tecnológica, através de uma parceria com a UESPI e a FAPEPI, onde levamos o ensino  superior para todos os municípios que não possuem ensino superior. Neste momento começamos com 60 municípios e para 2018, pretendemos contemplar os demais", afirma o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Ellen Gera.



Acompanhando o Aulão da Natureza, os alunos da Escola Cícero Portela, localizada na zona sul de Teresina estavam bastante satisfeitos com essa última revisão. Os alunos que assistiram a suas aulas normais no período da manhã passaram o dia todo na escola, tiveram almoço, lanche e um momento de relaxamento para poder acompanhar o aulão.


A estudante Mislany do Nascimento disse que as aulas via satélite contribuem bastante. "Elas ajudam nas questões, vão te dando um contexto e explicando porque aquela alternativa que achávamos que era a certa não é, explica também a abordagem de outros conteúdos que também levam aquele contexto. Então te dá uma orientação bem legal", comemora. A estudante disse ainda que participou de algumas revisões do Pré-enem Seduc e que contribuíram bastante para o seu rendimento, analisar questões e conteúdos. "Mesmo quando falto às revisões acompanho as aulas que são retransmitidas pela tv".



De acordo com o diretor da escola, o professor Carlos Fortes, o aulão foi muito bom. "Parabenizo a seduc, a secretária Rejane Dias, por ter se dedicado tanto a educação, como vem se dedicando, não só essa aula de  hoje, como as revisões que aconteceram no Theresina Hall, contribuíram muito para que os alunos de escolas públicas, cheguem com um diferencial e essa aula de hoje, esse aulão foi  proveitoso demais, tirou algumas arestas, deu dicas, tirou dúvidas dos alunos e assim aumentou  a confiança dos alunos na hora da prova", disse.