Alunos da Rede estadual participam do 2º Saliceu

Estudantes de mais de 30 escolas públicas e privadas participam até a próxima sexta-feira (22) do 2º Salão do Livro do Dirceu (Saliceu). O evento acontece na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura.

Na edição 2017, o Saliceu homenageia Clóvis Moura, poeta, sociólogo e historiador de Amarante que dá nome ao campus da UESPI, no Dirceu, e que completa 15 anos. A edição é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) e a UESPI.

A gerente da 21ª GRE Valderice Carvalho destaca a importância de fomentar um salão do livro para os alunos da rede estadual. "Organizar o Saliceu é uma forma de incentivar a leitura entre os nossos jovens, inclusive preparando par o Enem, oportunidade em que promovemos um concurso de redação voltado aos alunos e professores com premiação", relata.

Só da rede pública, são 31 escolas da região envolvidas no evento. Os alunos contam com transporte escolar e participam intensamente das palestras, oficinas e apresentações. Outra ação promovida com os estudantes é a distribuição gratuita de exemplares de livros para alunos da rede pública estadual. Chamada de "cheque livro", a iniciativa garante um livro grátis para os estudantes que marcarem presença do salão. Cerca de dez mil livros já foram garantidos por meio de emenda parlamentar, e mais seis mil pela Universidade Estadual.

O Saliceu conta ainda com outras atrações como o Espaço Criança, contação de histórias, bate-papo literário, saraus poéticos, estandes e apresentações artísticas e culturais, como as do grupo Vagão e da banda Top Gun, que agitaram os participantes na noite desta quarta.