Seduc realiza formatura de técnicos do Pronatec em União

A noite desta sexta-feira (15), no município de União-PI, foi marcada pela colação de grau dos setenta alunos nos cursos técnicos em Administração e técnicos em Informática, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) via Secretaria de Estado de Educação - SEDUC.

A secretária de educação, Rejane Dias, esteve presente na solenidade de graduação entregando os canudos aos novos técnicos e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela SEDUC em ofertar o ensino profissionalizante.

"Este momento é a realização de um sonho para eles estudaram e lutaram muito para chegar aqui. Para nós que fazemos a Secretaria de Educação é também uma grande realização. Temos buscado aprimorar, levar mais cursos técnicos profissionalizantes para outras cidades que não tinham. Entramos com três novos cursos técnicos em administração, cooperativismo e venda, além dos cursos ofertados pelo Pronatec, via mediação tecnológica e a ideia do governador Wellington Dias é para que posamos universalizar a educação profissional em todo o Piauí", disse a secretária Rejane Dias.

Paraninfo da turma "Determinação e compromisso", Superintendente Institucional da Seduc, Jose Barros Sobrinho, dirigiu seu discurso aos alunos ressaltando a conquista obtida. "É uma alegria dividir este momento de festa em que os alunos comemoram as conclusões dos seus cursos. Este é apenas mais um degrau na escada da vida e peço que com a determinação que os trouxeram até aqui continuem a se graduar e a Seduc estará investindo no desenvolvimento de cada um", pontuou.

Escolhida para falar em nome dos formandos a nova técnica de Informática pelo Pronatec, Maria dos Anjos celebrou a conquista como mais uma etapa na profissionalização na área escolhida. "Para mim este foi um dos momentos que mais esperei neste um ano e meio. Eu sempre quis fazer um curso de informática e quando surgiu esta oportunidade eu abracei. Estou muito contente por estar concluindo ele aqui. Eu pretendo agora seguir evoluindo na área de informática", disse a técnica.

A juramentista dos graduandos em técnico em Administração, Maria Betânia, destacou a formatura como um novo início. "Foi um longo caminho e hoje estamos pela celebrando a nossa capacidade e perseverança. Agradecemos aos professores e família, que acreditavam na nossa vitória. Hoje estamos aqui para celebrar não o fim da jornada, mas as portas que irão se abrir", disse a aluna.

Visita a obras

Ainda cumprindo agenda na cidade de União, a secretária de educação Rejane Dias visitou às obras de reforma do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Manoel Otávio.

O centro profissional recebeu investimentos estaduais orçados em 600 mil reais para recuperação de todo o prédio e já está com 85% da obra concluída. Os 130 alunos que são atendidos pela escola no ensino de alternância e Proeja foram remanejados para outra unidade enquanto são realizadas as intervenções estruturais.

"Primamos pelo ensino de qualidade, e isso perpassa por uma melhor estrutura para que os nossos professores possam lecionar de forma digna e nossos alunos possam ser assistidos por estas escolas da melhor forma possível. A escola agrícola Manoel Otávio está com 85% de obra executada e acreditamos que até o final do ano devemos concluir para que os alunos aproveitem o início do ano letivo em uma estrutura nova e adequada", informou a secretária.