Chão da Escola realiza III Encontro de Formadores Regionais

Com o eixo temático: Acesso, permanência e aprendizagem com sucesso, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire realizou, na quinta-feira (24), o III Encontro de Formadores Regionais do Projeto Chão da Escola. Participaram do encontro representantes de todas as Gerências Regionais de Educação, que posteriormente vão repassar o conteúdo para suas equipes em suas respectivas equipes de trabalho.

Durante abertura do encontro, foram exibidos trechos do filme "Nunca me sonharam" e os professores foram convidados a fazer uma reflexão sobre o filme e as causas de evasão. "Para que o aluno deseje permanecer na escola, é preciso que ela seja um espaço agradável", destacou a professora Gildete Milu, diretora geral do Centro de Formação. "E o professor precisa está preparado para transformar a aprendizagem em algo atrativo e significativo para o aluno", complementa o professor Antonio Avelar.

Na abertura do evento, a presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Psicopedagogia, secção Piauí, Maria Cristina Miranda, proferiu uma palestra com o tema "Os Entraves para uma boa aprendizagem". Após a exposição, o professor Avelar, da 4ª GRE, fez a mediação de um debate onde os professores trocaram experiência sobre as dificuldades enfrentadas relacionadas a aprendizagem e como estão trabalhando para superá-las.

A programação do encontro também trouxe uma Roda de Conversa com o tema: "Por que os alunos perdem o encantamento pela escola?" mediada pelos professores Dr. Samuel Pires Melo,  UFPI/Parnaíba, Mario Antonielle Vilarinho Santos, da 6ª GRE, e a mestre Maria José Lopes, do Centro de Formação IEAF. O professor Dr. Samuel Pires de Melo, relatou que o maior índice de abandono é no 1º ano do Ensino Médio, sendo esse percentual chega a média 26% dos alunos. "Isso se atribui a necessidade desses alunos entrarem no mercado de trabalho", explica o Dr. Samuel, que desenvolveu uma pesquisa buscando compreender porque o aluno abandona a escola.

Todos os debates trouxeram em comum a necessidade da reflexão  sobre auto avaliação da prática docente, além de buscar compreender os  pontos de interferência  na aprendizagem dos alunos, compreendendo assim avaliar as possíveis  causas de evasão escolar.

O próximo encontro com o tema "Formação de Professores" será nos dias 27 e 28 de setembro e tem como objetivos discutir a importância da formação continuada de professores no Chão da Escola e oferecer espaço de discussão para diagnosticar de forma coerente as necessidades da formação continuada.