Seduc forma estudantes do Pronatec em Amarante

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por  meio da Unidade de Educação Técnica Profissional (Uetep) realizou sábado, 19, no Jóquei Clube de Amarante, a formatura de 30 alunos dos cursos técnicos em Administração e Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).




Para o coordenador do Pronatec da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), Francisco de Assis Gomes Soares, o sentimento é de felicidade em razão do sucesso do programa em Amarante e nos municípios vizinhos. ?O sentimento é de muita felicidade e realização. Nós que fazemos a Educação Profissional através do Pronatec estamos nos dedicando cada vez mais em busca de momentos como este", disse .

A Diretora da Unidade de Educação Técnica e  Profissional e Coordenadora Geral do Pronatec, Adriana Moura,  assegurou que novos cursos foram destinados aos jovens de Amarante. "Amarante vai receber novos cursos técnicos: Aquicultura e Cuidador de Idosos. Daqui a 18 meses estaremos formando novos alunos em Amarante e desde o final de julho, o Pronatec tem formado mais de 3 mil alunos. A perspectiva é que a gente não pare aqui, pois a secretária Rejane Dias e o governador Wellington Dias têm se empenhado para que sejamos referência. Vários estados têm nos procurado para saber como realizamos na prática o programa",  pontuo Adriana.

Essa mesma emoção foi traduzida pelo aluno de Administração João Carlos "Receber o certificado do curso nesse grande evento, na verdade, é um sentimento inexplicável. Administração é uma área bem ampla e com essa preparação é possível, sim, ingressarmos no mercado de trabalho", disse ele.

Emocionada, a aluna do curso técnico de Administração, Carla Eduarda Morais Feitosa dos Santos, comemorou a conquista. "É mais que um grande sonho, é determinação!?, exclamou a aluna ao dizer que valeu a pena o percurso de 18 meses. ?O meu curso técnico me trouxe conhecimentos e hoje me vejo habilitada para novas oportunidades de trabalho", frisou Carla Eduarda.

Para o superintendente institucional da Secretaria de Estado da Educação, José Barros, a formação técnica é a confirmação de que os alunos estão prontos para o mercado de trabalho "Estamos formando mais de 3 mil profissionais em todo o estado, a exemplo do que estamos realizando em Amarante. Essa formação tem um valor significativo, pois com ela é mais fácil conseguir um trabalho", ressaltou o superintendente.

A responsável pelo apoio pedagógico do Pronatec em Amarante, Maria Inês de Sousa Filha, assegura que está feliz com o sucesso alcançado."Foram dois cursos muito bem-vindos aos jovens de Amarante. Essa grande festa é também uma forma de incentivo não só aos alunos, mas também às famílias que estão muito felizes?, acrescentou.