Seduc realiza II Encontro MedioTec/Pronatec

Gestores de todos os municípios do Piauí participam, nesta quinta-feira (17), do II Encontro Técnico Operacional MedioTec/Pronatec voltado para a equipe responsável pela nova fase do MedioTec no Estado. O Piauí hoje é referência nacional no Ensino Médio Profissionalizante pois, segundo o MEC, teve a melhor execução do Programa na última etapa. A formação acontece no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire e reúne a equipe de orientadores e a equipe de apoio dos profissionais envolvidos na execução do projeto.

"Por conta do desempenho do Estado na execução do Projeto, recebemos a visita do estado de Minas Gerais que veio saber como fizemos para operacionalizar as 20 mil vagas do MedioTec. Vamos receber agora a visita dos estados da Bahia e de Pernambuco. Ao investir na qualificação profissional estamos atuando em várias frentes, pois sem emprego o jovem fica vulnerável ao caos social, às drogas", pontuou a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, lembrando que a Educação  é a principal porta e transformação na vida desses jovens.

Rejane Dias destacou que nesta etapa o MedioTec veio com uma nova roupagem. "Nós é que sabemos em cada região da necessidade desse curso com base no arranjo produtivo, no potencial do local", explicou a secretária, destacando a importância de fortalecer o programa que vai além da profissionalização e tem reflexos na redução da reprovação e da evasão escolar.

De acordo com a Diretora da Unidade de Educação Profissional e Coordenadora Geral do Pronatec na Rede Estadual  do Piauí, Adriana Moura, o encontro reúne os profissionais escolhidos para iniciar a nova etapa do MedioTec no Piauí. "Temos a oferta do Programa em todo o Estado. São 6.500 vagas para todo Piauí. Temos metas a cumprir e que só serão atingidas com a contribuição de todo o time envolvido no projeto (professores, apoiadores, gestores)", disse a coordenadora do Projeto.

Na abertura a Prof. Dra. Marta Rochelly R. Gondinho falou sobre Gestão e Liderança no Processo Educativo. Ela  explicou que esse processo inclui diferentes dimensões: técnica, ética, estética e política que juntas somam e se fortalecem nesse processo. "Ensinar precisa ser pensado de uma perspectiva humanista e a gestão democrática precisa ser operacionalizada com a participação de todos. Nossas escolas precisam ser espaços agradáveis", disse.

A partir das 13:30h o encontro continua com os seguintes temas: Educação e Alteridade, Rotina Pedagógica e Administrativa do MedioTec e Instrumentais pedagógicos e administrativos do MedioTec. Todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) estão envolvidas na Formação, contemplando os municípios de Teresina, Parnaíba, Cocal, Uruçuí, Altos, Alto Longá, Barro Duro, União, Prata do Piauí, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Bom Jesus,  Corrente, Fronteira, Campo Maior, Paulistana, Fronteiras, São Julião, Bertolínia.