Jogos Escolares 2017 serão lançados nesta quarta-feira (16)

Os Jogos Escolares Piauienses (JEPs) terão início nesta quarta-feira (16), a partir das 09h, no Instituto Federal do Piauí (IFPI - Campus Teresina Central), com apresentações artísticas e culturais e das equipes esportivas das modalidades futsal, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquete, tênis de mesa, badminton, atletismo, natação, xadrez e judô que participarão da competição.

De acordo com o diretor de Desportos Escolar da Fundespi, Geovane Dias, os JEPs de 2017 terão a participação de 1.779 alunos/atletas da rede de ensino, entre capital e interior. Estão sendo envolvidas escolas estaduais das 23 gerências regionais do estado, escolas municipais e particulares e IFPI.

"Os JEPs envolvem toda a comunidade escolar do Piauí onde eles competem entre si e os vencedores farão parte da equipe piauiense que representará o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude", disse Geovane Dias, lembrando que a competição acontece de 16 a 19 desse mês nas diversas modalidades no masculino e feminino nas quadras poliesportivas e espaços esportivos da cidade.

Para a Secretária de Estado da Educação, esse é um momento ímpar na vida dos estudantes piauienses. "Poder participar de uma competição como os Jogos Escolares é extremamente importante e necessário para a vida escolar de qualquer estudante, o esporte é vida, saúde, boa forma, e a sua importância vai além de tudo isso, através do esporte tiramos vários jovens das ruas e do mundo das drogas, da criminalidade e de tantos outros problemas. O esporte trás muita disciplina para a vida destes jovens, que precisam se dedicar aos treinos, seguindo regras e dando sempre o melhor de si e seguindo paralelamente a isso, sua vida escolar da melhor forma", comenta a secretária.

Esta é a terceira etapa dos jogos escolares. A primeira foi o torneio interclasses, que acontece nas escolas; a segunda acontece com os campeonatos regionais do interior do estado, através das GREs. E a última etapa, que é a nacional, que são os Jogos Escolares da Juventude, esse ano acontecem em Curitiba (Pr), com a primeira fase de 12 a 14 anos no período de 12 a 21 de setembro e em Brasília (DF) a segunda fase, de 15 a 17 anos no período de 16 a 25 de novembro.

Os jogos do futsal acontecem na UFPI, IFPI centro e sul, na SEMEL e na U. E. Benjamin Batista. O Voleibol e voleibol de praia na AABB. Já o handebol acontece no Liceu Piauiense, o basquete o Diocesano, tênis de mesa e Badminton na Vila da Paz, atletismo na UFPI, natação no clube Círculo Militar, xadrez na U. E. Benjamin Batista e o judô no Centro de Treinamento Sarah Meneses.

Os Jogos Escolares Piauienses de 2017 são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, através da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).