Raldir Cavalcante realiza projeto Passeando pela Matemática

O Cento de Educação em Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, localizado na zona Sudeste de Teresina, lança na próxima sexta-feira (11) o projeto Passeando pela Matemática. O projeto será desenvolvido durante todo o segundo semestre de 2017. O lançamento está previsto para as 10h da manhã.

A professora de matemática, Anadélia Santos, explica que o objetivo do Passeando pela Matemática é possibilitar ao educando a oportunidade de explorar a matemática,  através da construção de conhecimentos e procedimentos, ampliando o desenvolvimento do raciocínio e do pensamento crítico.

"Esse é um projeto que acontece anualmente. Em 2016 trabalhamos com o tema Artes pela Matemática e como estamos no biênio da matemática esses eventos se tornam ainda mais especiais", declara a professora.

Na abertura do projeto os quase 350 alunos da escola, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, montarão salas temáticas abordando temas como matemática e as profissões, jogos e desafios da matemática, ilusão de ótica, geometria espacial, laboratório de materiais manipuláveis, polímeros, entre outros.

A aluna Karina Barbosa, do 2º ano do Ensino Médio, destaca que sua turma falará temas interdisciplinares, envolvendo a física e matemática, como a ilusão de ótica, a propagação de luz, a ótica geométrica e outros conceitos. "O termo Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um outro modo. A exemplo de quando olhamos muito tempo para uma cachoeira, os neurônios se cansam e quando olhamos para outra coisa continuamos a vê-la", observa.

O gerente Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Clebe Gonçalves de Sousa, revela que a Seduc apoia fortemente os projetos das escolas, como também tem um leque de ações que promovem a matemática e outras disciplinas.

"A Seduc lançou recentemente o III Circuito de Ciências das Escolas Públicas Piauienses, que tem como tema "A Matemática está em Tudo". Tal projeto é casado com o edital do Prêmio Jovem Cientista Piauiense. A Seduc acredita que ao estimular os professores e alunos a produzirem projetos e mostrarem nas escolas, está criando a cultura do desenvolvimento científico e estimulando o processo de ensino e aprendizagem nas escolas e em toda rede de ensino", conclui o professor.