Mais de 9 mil concorrem ao vestibular da UAPI

Mais de 9mil pessoas concorrem as 3 mil vagas para o vestibular 2017 da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Além de Teresina, Água Branca, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí estão aplicando as provas da simultaneamente. Ao todo, 60 municípios que serão beneficiados com as vagas deste vestibular, cada um com uma turma de 50 alunos de bacharelado em administração.  

A Uapi é um programa de ampliação do Ensino Superior custeado pelo governo do Estado com parcerias da Uespi, Secretaria de estado da Educação (Seduc), Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapepi) e Coordenação de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.


O curso é na modalidade semipresencial e tem toda uma plataforma elaborada pela UESPI. Com sistema novo, genuinamente piauiense, e bancado pelo governo do estado. As vagas ofertadas nesse momento, fazem parte da primeira fase de implantação do projeto. 


A prova será aplicada de 8h30min até as 13h30min e os candidatos devem se apresentar nos locais de prova com uma hora de antecedência, munidos apenas de documento de identificação e caneta esferográfica preta ou azul.  


De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, o projeto do vestibular UAPI faz parte do programa de governo que é de levar educação superior para todos os municípios do Piauí. "A grande meta do governador Wellington Dias e da secretária de Educação Rejane Dias é que tenhamos um ciclo completo de educação em todos os municípios do estado, universalizando a oferta de ensino superior, assim como também em outras localidades já está sendo feita a universalização do ensino técnico. Isso faz parte de um grande projeto de governo que tem como premissa básica o desenvolvimento do Piauí no fomento da educação", afirma Gera.


Ana Caroline de Moraes que reside na zona sul de Teresina e concorre a uma vaga pelo município, teve que correr para conseguir chegar a tempo. "Quase não cheguei a tempo, mas deu tudo certo. Estou com uma ótima expectativa para a realização da prova, espero conquistar uma das vagas", disse a concorrente.

Quem não teve a mesma sorte de Ana, foi o estudante Francisco Freitas, que chegou ao local com dois minutos de atraso e não teve como realizar as provas. "A chuva atrapalhou um pouco o trânsito e infelizmente não tive tempo de chegar no horário".


O resultado final do vestibular será divulgado até o dia 30 de agosto e as aulas terão início no final do mês de setembro. Para o ano de 2018, a Seduc espera poder contemplar os demais municípios que ainda não foram contemplados também com cursos da UAPI.