Pacto pela Aprendizagem realiza formação de tutores
O esforço da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores em educação tem sido contínuo. Por isso, na manhã desta quarta-feira (19), a Seduc, em parceria com a Fundação Lemann, realizou a formação de tutores do Pacto pela Educação das Gerências Regionais de Educação (GREs).
"Esta é mais uma etapa de formação dos tutores do pacto, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, que reforça as ações para o Ensino Fundamental", explica Viviane Carvalhedo, coordenadora da equipe central do acompanhamento pedagógico do Pacto.
"Estamos trazendo, em parceria com a Fundação Lemann, a continuidade do trabalho de oficina que já foi realizado nas GREs. Estamos reunindo os tutores pra fazer uma reflexão sobre os resultados da avaliação diagnóstico e explicar qual é, de fato, papel do tutor dentro das ações do pacto", diz Viviane.
Para Sula Carvalho, coordenadora de Ensino e Aprendizagem da 5ª GRE, a iniciativa é essencial para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental assistidos pela Rede Pública Estadual de Ensino.
"Nossa expectativa é ter mais uma linha de atuação complementar a que já existe no Ensino Médio. Não adianta focar no Ensino Médio se não tivermos uma ação que fortaleça o Ensino Fundamental, que é a base". De acordo com ela, "essa ação de fortalecer o Fundamental é maravilhosa porque vai dar um suporte muito grande pra educação do Piauí, porque estamos implementando ações de intervenção nos aspectos mais críticos dentro da aprendizagem em português e matemática, que são disciplinas basilares para as outras", diz.
Participam da formação os tutores e coordenadores de Ensino e Aprendizagem das 21 Gerências Regionais de Educação.
Sobre o Pacto pela Aprendizagem
O Pacto pela Aprendizagem consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo que trabalham com a perspectiva de mudar o cenário da educação. O objetivo é alinhar as diversas ações já desenvolvidas pela Seduc, avançando ainda mais na qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos da rede, através de um acompanhamento e apoio pedagógico as escolas.
Com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos e o nível de proficiência, a rede conduz a escola a se debruçar sobre seus dados (resultados alcançados). A partir disso, cada unidade escolar analisa, observa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas, além de levar a escola a entender de que forma os indicadores impactam positivamente no ensino e aprendizagem das escolas.