Gestores participam de Seminário de Gestão Escolar

Cerca de 400 gestores de escolas públicas se reuniram para participar do Seminário Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem, nesta quarta-feira (12). O evento marca também o lançamento do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017 e teve a presença da secretária da Educação, Rejane Dias; do Superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; agente de governança, Eduardo Castelo Branco, e equipe gestora da Metodologia Jovens de Futuro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No Encontro, gestores, profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGs), técnicos das Regionais e da Seduc discutiram a importância da participação e do engajamento dos estudantes como variável imprescindível para gerar resultados de aprendizagem, tendo como base os desafios contemporâneos para o Ensino Médio.

A programação do Seminário iniciou na noite de terça-feira (11), com a exibição do documentário nacional "Nunca me sonharam", iniciado há dois anos. A produção do filme teve como desafio retratar o Ensino Médio e a gestão escolar de forma sensível buscando alcançar o maior número de pessoas. A produtora Maria Farinha Filmes, em parceria com o Instituto Unibanco, percorreu as escolas em que o programa Jovem de Futuro atua captando imagens e depoimentos sobre a educação, o Ensino Médio e a gestão das diferentes realidades escolares no Brasil.

"Ontem vimos a realidade das escolas de Ensino Médio de todo o Brasil retratada na tela do cinema. Hoje iniciamos o Seminário para discutir gestão escolar com aqueles que fazem a gestão nas escolas, com o objetivo de contemplar os anseios da nossa juventude, que é um grande desafio diante do que temos enfrentado no dia a dia, por conta da violência e das drogas. Queremos encontrar uma maneira de tornar a escola mais atraente e prazerosa para os jovens e disseminar as práticas de boa gestão de escolas como a de Cocal dos Alves e o Didácio Silva, aqui em Teresina, que foi destaque no filme", explica a secretária Rejane Dias.

Prêmio Gestão Escolar

Na abertura do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias, lançou a 10ª edição do Prêmio Gestão Escolar no Piauí.  As inscrições já estão abertas e as escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever pelo site do concurso até o dia 14 de agosto.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor, o prêmio tem como objetivo estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: 1ª) Etapa Local; 2ª) Etapa Estadual; 3ª) Etapa Regional; 4ª) Etapa Nacional. Além dos diplomas, as vinte e uma escolas "Destaque Estadual/Distrital" participarão de uma viagem de intercâmbio nacional, em data/local a serem definidos pelo Consed; as cinco escolas selecionadas como "Destaque Regional" participarão de uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina; a escola selecionada como "Referência Brasil" será premiada com R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e o respectivo Diretor (ou um membro da equipe gestora) receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina, em data/local a serem definidos oportunamente pelo Consed.

No Piauí, a Seduc tem estimulado seus gestores a participar do prêmio como forma de fortalecimento do sistema educacional. "Esta é a oportunidade que as escolas têm de se autoavaliarem para melhorar suas práticas e também, através de um plano de intervenção, divulgar as boas ações pedagógicas que realizam", explica Carminha Pires, coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar.

A coordenadora enfatiza que a divulgação por parte das Gerências Regionais de Educação (GREs) é de extrema importância. "Além da premiação nacional, a Seduc premiará os três primeiros lugares no Estado e a GRE que inscrever o maior número de escolas também será premiada. A secretária Rejane Dias anuncia nesta quarta as premiações estaduais", garante Carminha.